99
O médico pioneiro de Parauapebas, Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, de 68 anos, o ‘Faisal’, faleceu na noite desta sexta-feira (23), no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP).
A notícia foi a anunciada pela ex: mulher, que também foi deputada e prefeita em Parauapebas, Bel Mesquita.
Faisal já estava em tratamento com um médico em São Paulo. Em agosto de 2019, ele passou por um procedimento cirúrgico, no Hospital do Coração, na capital paulista, aonde ficou em estado grave, mas, logo depois teve uma boa recuperação.
Desta vez, ele passou mal com problemas no estômago, aonde apresentou uma hemorragia e, foi levado às pressas ao Hospital Municipal, aonde não resistiu vindo a óbito.
Veja um pouco da história de Faisal Salmen.
Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, nasceu dia 23 de fevereiro de 1953 na cidade paulista de Agudos. Filho de Mahmoud Salmen Hussain e Rasma Fayad Salmen.
Faisal era filho de imigrantes libaneses, homem de caráter e de coragem.
Ele foi um dos primeiros moradores de Parauapebas, quando esta ainda era uma Vila. Como médico atendeu a população local e tornou-se referência até os dias de hoje. Percebendo a dificuldade da região que desde então já crescia constantemente. Junto com o povo ergueu a bandeira da emancipação e em 1988 todos foram às urnas votar pelo “Sim”. Parauapebas virou cidade!
Ainda em 1988 Dr. Faisal foi eleito primeiro prefeito e realizou diversas obras, desde asfaltamento de ruas à criação de escolas, praças, aumento a arrecadação municipal através da Lei dos Royalties (impostos – Vale do Rio Doce) e muito mais.
Como deputado trouxe diversos incentivos à cidade como Corpo de Bombeiros, SENAC, agências bancarias, aumento na arrecadação do ICMS, o que beneficiou mais de 100 municípios, principalmente Parauapebas.
Talvez uma das suas maiores qualidades seja o compromisso com a verdade. O Faisal não poupa palavras para defender o povo. Com sua fama de “brigão”, conquistou muito. Como vereador, suas reivindicações foram aplaudidas em pé nas audiências públicas. Lutou pela Universidade do Sul e Sudeste do Pará, indo a Brasília com os estudantes e criando emenda para Educação. Lutou pela constituição do Estado do Carajás.
MEDICINA
Fez o ensino fundamental e médio na Escola Horácio Soares em 1970, Ourinhos-SP.
Em 1975, ingressa na Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto, onde foi presidente do Diretório Acadêmico.
Faisal conclui o curso de Medicina em 4 de dezembro de 1980, especializando-se em pediatria.
O velório do Dr. Faisal será realizado na câmara de vereadores a partir das 15 hrs e o sepultamento está marcado para as 18 horas.
(1953/2021)