Três suspeitos do assalto ao Banpará morrem em operação policial
No dia em que o mundo lembrava com tristeza a derrubada dos “Torres Gêmeas” nos Estados Unidos há 22 anos, caiu o bando que arregaçou a cidade de Viseu na última sexta-feira (8) após três dias de intensas diligências por parte das forças de segurança do Estado.
A Polícia Civil do Estado do Pará, através da Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Antissequestro vinculada à DRCO e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, juntamente com a Polícia Militar do Pará, através do Batalhão de Operações e Policiais Especiais, Batalhão de Rotam e guarnições do CPR VII e 19° Companhia Integrada e Graesp, após três dias de diligências ininterruptas na cidade de Viseu, conseguiram desbaratar parte do bando que atacou a cidade no estilo “Novo Cangaço”.
O bando composto de sete a dez homens assaltou a agência do Banpará, de Viseu, na madrugada da última sexta-feira (8) e, em seguida fazendo moradores de escudo humano, fugiu incendiando carros nas estradas vicinais dificultando a perseguição ao bando.
Após três dias de intensas diligências em uma área de mata nos limites do município de Viseu, as forças de segurança do Estado conseguiram localizar cinco suspeitos que participaram da ação criminosa e que estavam escondidos em uma área de mata.
Durante a ação, ocorreu intenso confronto com os criminosos que resultou no baleamento de três suspeitos, embora socorridos, evoluíram a óbito, sendo identificados como Francisco Adaylton Moreira Lopes, José Ires de Sousa Bezerra e outro ainda não identificado.
No confronto com armas pesadas dois suspeitos também não identificados, conseguiram se evadir para área de mata. Durante a deflagração da operação foram apreendidos na área onde eles estavam farto material bélico usado no ataque ao banco em Viseu.
Foram apreendidas uma espingarda cartucheira calibre 16, uma espingarda cartucheira calibre 20 e outros armamentos
Foram apreendidas uma espingarda cartucheira calibre 16, uma espingarda cartucheira calibre 20, um fuzil AK 47, calibre 762 x 35, três fuzis calibre 556, sendo dois na plataforma M4 e um na plataforma AR 15, além de cem munições de calibre 556 e cem munições de calibre Ponto 352.
As forças de segurança do Estado apreenderam também, três metros de estopim e seis emulsões explosivas de 50cm, nove carregadores de calibre 556, doze carregadores de fuzil AK 47, dois coletes balísticos, oito aparelhos celulares, roupas e calçados utilizados na ação criminosa e R$70.930,00.
A Polícia Civil que comanda a operação em Viseu informou que as diligências prosseguem no sentido de realizar a captura dos outros suspeitos envolvidos na ação criminosa
Imagens:|Reprodução Segup/ Informações DOL Carajás e JR Avelar