A Polícia Civil do Pará, deflagrou na manhã desta sexta-feira (19) a “Operação Fake Bill”, que resultou na prisão de oito pessoas suspeitas de aplicarem um golpe usando um site falso da Equatorial Energia.
Segundo o delegado Ricardo do Rosário, a quadrilha, composta por moradores de Imperatriz, no Maranhão, é investigada por ter feito mais de mil vítimas no Pará e movimentado mais de R$ 22 milhões desde o início da prática do golpe funcionava da seguinte forma: as vítimas, que buscavam a segunda via de suas faturas de energia elétrica no site da Equatorial, eram redirecionadas para um site falso, que era muito parecido com o original. Ao informar seus dados de login e senha, as vítimas eram direcionadas para uma página com todos os seus dados de consumo, exatamente como seria no site oficial.
Ao pagar a segunda via de conta gerada pelo site falso, as vítimas, na verdade, estavam enviando dinheiro, por meio de Pix, para os criminosos.
Os oito presos foram autuados em flagrante por estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Em nota, a Equatorial Energia informou que alertou sobre o golpe nas redes sociais e canais oficiais no início de outubro. A empresa também orienta os clientes a acessarem apenas o site oficial da empresa para emitir a segunda via das faturas.
A operação deve continuar, pois as investigações apontam que os criminosos também fizeram vítimas em outros estados.
Fonte: Portal Pebão – Um Click Na Notícia