Somente em 2023, de janeiro a outubro, foram computadas 27 mil denúncias válidas pela diretoria do Disque-Denúncia 181, o que contribuiu para início de investigações, diligências imediatas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Em razão disso, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) iniciou em Marabá, sudeste paraense, o trabalho de ampliação de divulgação da central de atendimento que está à disposição da população 24 horas por dia, em seus diversos canais.
Com ações para os efetivos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Marabá, o trabalho consistiu principalmente na divulgação do serviço, além de orientações sobre como funciona e de que forma a população pode acioná-lo. Materiais gráficos contendo essas informações foram distribuídos à população.
De acordo com o diretor do Disque-Denúncia, delegado Christian Rocha, o serviço do sistema de segurança pública é a principal ferramenta de denúncia anônima, com o objetivo de receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou que estão acontecendo.
O material entregue às forças de segurança será distribuído em centros comerciais, escolas, igrejas e outros espaços físicos de grande circulação. A tropa em rua também fará a conscientização da população com esclarecimentos.
Inovação – Há dois anos, o Pará foi o primeiro estado do Brasil a disponibilizar um número de WhatsApp para denúncias, garantindo o sigilo e o anonimato do denunciante. Por meio do número (91) 98115-9181, as mensagens enviadas são recebidas e um diálogo se constrói, buscando obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial, que é rápido e anônimo, personificado por uma atendente virtual, a Iara.
A iniciativa pioneira ampliou o serviço para todo o território paraense e, desde 27 de março de 2020, vem colaborando para o esclarecimento de crimes praticados contra a sociedade, sejam eles cometidos contra a mulher, assim como aos idosos e maus-tratos contra animais, crimes ambientais, foragidos do sistema prisional, entre outros.
Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.
Tecnologias – Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.
A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também estará presente neste canal de relacionamento com o cidadão.
A Segup informa que existe ainda o formulário web, disponibilizado no site da Segup, e o email do canal (disquedenuncia181@segup.pa.gov.br). O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.
Por André Macedo (SEGU)