Apagão atinge a maior parte do Brasil
Uma “ocorrência de grande porte” foi a responsável pelo apagão que atingiu a maior parte do Brasil na manhã desta terça-feira, 15/08/23. A falta de energia ocorreu em todas as regiões do País, começando aproximadamente às 8h30.
Segundo comunicados emitidos por concessionárias de fornecimento de energia em vários estados, o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de eletricidade em todo o País, sofreu uma sobrecarga. O Esquema Nacional de Alívio de Carga (Erac), que bloqueia a transmissão para evitar maiores danos, foi acionado.
Segundo técnicos do setor elétrico, o apagão ocorreu devido uma falha na interligação da rede de transmissão da Eletrobras, em Imperatriz, no Maranhão, por volta das 8h30. A situação fez as regiões Norte e Nordeste enviarem grandes quantidades de energia para o subsistema Sudeste e Centro-Oeste, e por isso houve o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, que derrubou o fornecimento em algumas localidades para evitar estragos maiores.
Em algumas cidades, o apagão causou transtornos como o fechamento de comércios, o desabastecimento de alimentos e o atraso de transportes públicos.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda está investigando as causas do apagão, mas já afirmou que a falha na rede de transmissão foi o fator determinante para o colapso do sistema.