Vereadores requisitam medidas de segurança nas escolas e creches do município
Vereadores de Parauapebas, discutiram em sessão ordinária a necessidade de medidas de segurança nas escolas e creches municipais. O debate foi motivado pelas inúmeras queixas de medo e tensão de profissionais da educação e alunos diante da violência nas instituições de ensino público. Os parlamentares ressaltaram que uma recente tragédia na creche de Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas, gerou um ambiente de medo na comunidade escolar.
O vereador Joel do Sindicato (PDT) solicitou a implantação de um pacote de medidas de segurança, incluindo videomonitoramento em todas as instituições de ensino da rede municipal, acompanhamento contínuo de entradas, saídas e adjacências das escolas e creches pela Guarda Municipal e botão de alerta para acionar a corporação em caso de violência ou grave ameaça. Segundo o parlamentar, tais medidas vão promover maior segurança para a comunidade escolar.
O vereador Leandro do Chiquito (Pros) solicitou, por meio da Indicação nº 126/2023, que o Poder Executivo realize estudo de viabilidade para a instalação de detectores de metais e portas giratórias nas escolas do município. Ele destacou o caso do adolescente que matou a fachada de uma professora na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, e o assalto à Escola Estadual Cecília Meireles, em Parauapebas, ocorrido em março deste ano. O objetivo da proposta é evitar tragédias futuras.
Já o vereador Cássio da VS-10 (PSD) sugeriu, por meio da Indicação nº 138/2023, a colocação de agente de segurança e/ou vigilância armada e instalação de cerca elétrica nas escolas públicas do município. Segundo ele, a implantação do serviço de segurança física armada e de cerca elétrica ajuda a prevenir a violência, desencorajando a presença e ação de pessoas mal intencionadas. Cássio destacou que o município possui serviço da Guarda Municipal que atua com rondas nas escolas, mas ainda é insuficiente.
Diante da necessidade de medidas de segurança para prevenir ataques futuros e fornecer maior segurança para a comunidade escolar, os vereadores aprovaram em unanimidade as indicações e enviaram à administração municipal para análise de viabilidade para implementação dos pedidos. A segurança nas escolas e creches municipais é uma preocupação crescente em todo o país, e a implementação de medidas de segurança é fundamental para garantir a integridade física dos alunos e profissionais da educação.