O ano de 2023 foi marcado por muitos acontecimentos na Capital do Minério, desde as notícias cotidianas em relação a segurança pública em decorrência da criminalidade em alta, fatalidades do trânsito, passando por momentos de crise por causa da demissão em massa de funcionários públicos e queda na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) e, claro, a política.
Vamos relembrar os fatos mais marcantes de 2023.
Criminalidade e acidente fatal
Janeiro
- Em janeiro, logo na madrugada do dia 2, uma casa lotérica do bairro Novo Horizonte, foi alvo de um ladrão que levou mais de R$ 270 mil do cofre do estabelecimento. Na ocasião, o criminoso cortou a fiação do sistema de segurança para burlar o alarme.
- No dia 5, o corpo do mototaxista Denisval Ferreira, de 48 ano anos, desaparecido desde o dia 31/12, foi encontrado em um matagal em estado avançado de decomposição. (ver link aqui: https://www.instagram.com/p/CnDDFWNJfh4/?img_index=1)
- No dia 12, o motociclista Isaque de Lima Santos, de 50 anos, morreu na estrada da Palmares, em decorrência das péssimas condições da via. O motociclista perdeu o controle da moto ao cair em um buraco e bater a cabeça contra o chão. (ver link aqui: https://www.instagram.com/p/CnVuKbNOwtq/?img_index=1)
Fevereiro
- O mês de fevereiro foi marcado pela morte do jovem Ycaro Gabriel de Sousa Costa, de 17 anos. O adolescente saiu de casa durante a tarde do dia 16 dizendo aos pais que iria jogar bola numa quadra esportiva e desapareceu. O corpo dele foi encontrado enterrado numa cova rasa no bairro Nova Carajás cinco dias depois. No local houve indícios que o jovem teria sido torturado e queimado antes de ser assassinado. (ver link aqui: https://www.instagram.com/p/Co7ucLKjIzY/)
- No dia 28, dois jovens foram encontrados mortos no bairro Montes Claros, no Complexo VS-10. Maycon Luan Alves, de 15 anos e Maylson Gomes Castro, de 16, foram sequestrados na saída de um bar no bairro Vila Rica e obrigados a entrar em um carro. A perícia apontou que os dois foram mortos com disparos de arma de fogo na cabeça. (ver link aqui: https://www.instagram.com/p/CpOfqSLJ1oD/)
Março
- O mês de março foi marcado por acidentes de trânsito e outras fatalidades. No dia 9 o motociclista Jardiel Pereira dos Santos Oliveira, de 43 anos, morreu ao colidir contra um radar na Avenida F, próximo a Câmara Municipal. (ver link aqui: https://www.instagram.com/p/Cplz2JIuT-u/?img_index=1).
- No dia 11 o motociclista Denilson Rodrigues da Costa, de 37 anos, morreu ao perder o controle da moto ao passar por uma lombada na Avenida Amsterdam, no bairro Vila Rica. (ver link aqui: https://www.instagram.com/p/CppoPs5uAnH/).
- No dia 20, a pequena Yasmin Mayelle Silva Vieira, de apenas 9 anos, moradora do Bairro Liberdade, faleceu de forma trágica ao engolir acidentalmente uma bolinha de gude. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CqDKrd1OdEP/).
- Porém, o caso maior repercussão do mês foi o assassinato cruel de Laila Vitória Rocha Oliveira, de 21 anos. A jovem era moradora da Palmares Sul e foi assassinada em Porto Alegre/RS, pelo namorado André Ávila, no dia 26. De acordo com a polícia civil gaúcha, a jovem foi assassinada com golpes de espada e queimada ainda viva. André Ávila, apontado como praticante de magia, foi preso dias depois. O caso foi investigado como feminicídio, pois de acordo com a polícia, Laila queria retornar para Parauapebas e o acusado não aceitava o fim do relacionamento. O corpo de Laila foi trazido para Parauapebas e sepultado no cemitério Jardim da Saudade. (ver matéria completa aqui: https://www.instagram.com/p/CqRUr9MpIMG/?img_index=1).
Abril
- O primeiro dia de abril foi marcado pela trágica morte do professor Diego Almeida, ao colidir a motocicleta contra um ônibus no bairro Bela Vista (ver notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/Cqi8Pg_index=1)
- No dia 10, criminosos arrombaram a parede de uma casa lotérica no bairro Rio Verde e levaram a quantia de R$ 20 mil. (ver notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/Cq3DAnZO1GW/?img_index=1)
- No dia 11, uma notícia falsa provocou medo em pais, alunos e professores. Boatos de que escolas municipais seriam alvos de ataques fizeram com que a Secretária Municipal de Segurança Institucional reforçasse as rondas da Guarda Municipal e intensificasse o monitoramento do CCO. Tudo não passou de alarde.
- O restante do mês foi marcado por vários assassinados.
Wesley Willer Farias Menezes, de 35 anos, à facadas na Praça dos Esportes Radicais;
Oziel Dias de Almeida, de 45 anos, à facadas, dentro do próprio apartamento no bairro Rio Verde;
Alexandre Costa de Silva, de 25 anos, a tiros, no Bairro Ipiranga;
Manoel Carlos Passos Pereira, de 23 anos, executado a tiros no Bairro Nova Carajás;
Hyago Ferreira Lima e Diego Ferreira da Conceição na Rua Novo Paraíso, no bairro Betânia, executados a tiros por uma dupla não identificada;
Maio
-
- Em maio vários casos policiais foram registrados, dentre tentativas de homicídios, homicídios consumados, acidentes sem e com vítimas fatais.
- Mas falando em notícia boa, o aniversário de 35 anos de Parauapebas foi celebrado com um mega churrasco no Parque de Exposições durante o dia e show de Leo Santana a noite.
- Política
No dia 19 de maio, em meio a crise na saúde pública de Parauapebas em decorrência da demissão em massa determinada pela justiça, o secretário municipal de saúde Gilberto Laranjeiras foi exonerado sem maiores explicações. Para gerir a saúde, o prefeito Darci Lermen determinou a criação de uma comissão de intervenção que ficou à frente da pasta por 30 dias.
Após esse prazo, o secretário adjunto Paulo Vilarinhos foi efetivado como titular, mas a “novela da saúde” ganhou novos capítulos quando o vereador Zé do Bode pediu licença do parlamento para ocupar o lugar de secretário da saúde em 17 de agosto, porém ficou apenas uma semana do cargo e pediu exoneração, abrindo espaço para o atual secretário Alan Palha.
Junho
- Junho começou com a contagem regressiva para o Jeca Tatu, que prometeu tudo e não entregou nada. A festa mais esperada, depois do aniversário da cidade, foi uma verdadeira decepção. A começar pela decoração, feita de improviso e de última hora, não agradou os moradores e depois a falta de atrações nacionais. A festa ficou mesmo por conta de alguns poucos artistas locais.
- O sexto mês do ano é também um dos mais quentes e isso favoreceu as inúmeras queimadas propositais. Muitas pessoas tiveram problemas respiratórios por conta dos diversos casos de incêndios provocados de forma criminosa na cidade.
- Além dos casos policiais corriqueiros, no dia 26 foi registrado um ataque ao colégio militar. Foram mais de 10 tiros que deixaram a fachada estilhaçada. Ninguém ficou ferido.
Julho
- O mês de julho foi marcado pelo início de uma crise financeira na cidade motivada pela demissão em massa de milhares de servidores da prefeitura. As demissões foram ordenadas pela justiça e o prefeito Darci Lermen foi afastado pelo prazo de 90 dias.
- Para piorar ainda mais a situação financeira da Capital do Minério, uma queda na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) tornou a dimensão da crise ainda maior. Muitos pais e mães de famílias precisaram se reinventar para continuar honrando seus compromissos.
- O caso mais chocante de julho aconteceu no dia 6 quando uma criança de apenas nove anos de idade sofreu uma descarga elétrica ao tentar retirar uma pipa que estava engatada na fiação. O caso aconteceu no bairro Cidade Jardim. Dhavy dos Santos teve 85% do corpo queimado, ficou internado durante nove dias em Belém, mas não resistiu e morreu na noite do dia 16. (veja a matéria completa aqui: https://www.instagram.com/p/Cuw9z1vOFxz/)
- Infelizmente, a ano de 2023 também foi marcado por casos de feminicídios. Em junho, a Sulamita Magalhães Viana dos Santos foi morta pelo ex-marido Lourismar Jesus dos Santos a golpes de faca. Ela chegou a dar entrada no hospital, mas não resistiu o morreu. O suspeito foi preso no mesmo dia pela PM.
Agosto
- Um dos casos mais absurdos e revoltantes de agosto aconteceu no dia 7 quando um homem foi preso suspeito de estuprar o próprio filho de quatros anos de idade. A polícia chegou até o suspeito após a criança relatar o abuso para a mãe que não pensou duas vezes antes de levar o caso para a delegacia. O homem foi preso e responde na justiça por estupro de vulnerável. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CvqvIkYuBNj/)
- No dia 8, alguns garimpos ilegais às margens do Rio Novo foram alvo de ações da Polícia Federal. Na ocasião, a PF destruiu equipamentos e apreendeu armas de fogo. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CvrvJArMySM/)
Política: o mês de agosto também foi marcado pela política.
- O então vereador Cássio da VS-10 enfrentou dois pedidos de cassação do mandato e conseguiu contornar a situação em ambos os casos.
- O vereador Zacarias Marques anunciou publicamente sua pré-candidatura a prefeito.
- Vereadores instalam CPI para investigar a Vale
Crime em pleno Dia dos Pais
- Em pleno Dia dos Pais, dia 13, a notícia de que um filho tirou a vida do próprio pai abalou os moradores do bairro Rio Verde, onde a tragédia aconteceu. De acordo com a polícia, o pai morreu ao defender a nora que estava sendo vítima de violência física. O filho não gostou da atitude do pai e revidou com quatro disparos de arma de fogo. A vítima morreu na hora. O suspeito fugiu, mas foi preso horas depois.
Setembro
- Setembro, assim como os outros meses, também teve um grande numero de acidente de trânsito. No dia 1º Alexandre Araújo Alves, de 31 anos, morreu ao ser atropelado por um motorista na contramão da Rua Pedro Álvares Cabral, na esquina com a Rua Amsterdam, no Bairro Altamira. A vítima era motorista do transporte público. A suspeita é de que o motorista que o atropelou estava embriagado. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CwqUpiqpbvI/?img_index=4)
- No dia 2, o chef de cozinha Erick Jonathan da Silva foi morto à facadas por um companheiro de mesa dentro de uma conveniência da Rua 15, na Praça dos Esporte Radicais. O caso teve muita repercussão pela forma brutal que aconteceu. O suspeito do crime, Jean Ricardo Auzier Correa, de 49 anos, foi preso horas depois próximo de onde o caso aconteceu. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/Cws7D2-JBM5/?img_index=1)
- No final do mês, a população comemorou a publicação do edital do concurso público da prefeitura de Parauapebas com 232 vagas. (ver notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/Cxqhn55OFIf/)
Outubro
Em outubro, o trânsito de Parauapebas continuou como um dos mais violentos do Pará e fez mais vítimas. No dia 2, Luiz Carlos de Oliveira morreu ao colidir a caminhonete que dirigia pela Estrada Raymundo Mascarenhas contra um ônibus. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/Cx8ACxdOXWb/?img_index=1)
Um dos casos de maior repercussão do mês aconteceu no dia 6 quando dois irmãos se desentenderam na Vila Horebe, e um acabou tirando a vida do outro a tiros. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CyGL6RNOqeq/)
- No dia 11, em meio a guerra em Israel, um grupo evangélico de Parauapebas consegue embarcar em um voo da FAB e sai do conflito.
(veja notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/CyQcqL8uk2O/) dia 14, os parauapebenses se reuniram em diversos locais da cidade para contemplarem o eclipse solar anular. Depois do fenômeno, a cidade foi atingida por um temporal que destelhou casas e provocou vários prejuízos.
Política
- No dia 15, o deputado federal Keniston Braga anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Parauapebas;
- No dia 17, Aurélio Goiano é considerado inocente pelo TRE da acusação de abuso dos meios de comunicação e confirma pré-candidatura a prefeito de Parauapebas;
- No dia 19, o presidente da Câmara Municipal Rafael Ribeiro anuncia sua pré-candidatura a prefeito durante reunião com aliados;
- No dia 24, a vereadora Raianny Rodrigues deixou o cargo na Câmara com a volta do titular da vaga, vereador Luiz Castilho (que estava ocupando o cargo de secretário de Obras).
Crime abala moradores de Canaã dos Carajás
- Na madrugada do dia 28 de outubro as mortes dos irmãos Gabrielle Souza Mota, de 25 anos e Andrey Pereira Mota, de 31 anos, abalaram os moradores de Canaã dos Carajás. Os dois foram assassinados a tiros na saída de um show da ExpoCanaã. À princípio, a polícia disse se tratar de um latrocínio, mas no decorrer das investigações as evidências apontaram que os criminosos teriam premeditado o crime, levantando a suspeita de feminicídio. Andrey teria sido morto por ser confundido com o namorado da jovem. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/Cy8ZxOTupPc/?img_index=1)
Novembro
Curionópolis
- Um caso de feminicídio também deixou a população de Curionópolis consternada. Clemilda Lopes dos Prazeres, de 34 anos, foi assassinada com seis tiros. O principal suspeito do crime é Ramiro Vieira, de 31 anos. O caso aconteceu na noite do dia 5 quando os dois estavam em um bar e iniciaram uma discussão por causa de ciúmes. Após o crime, o suspeito fugiu. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CzTeeMHuFLF/)
- No dia 13, um policial militar foi morto durante o atendimento de uma ocorrência de violência doméstica no bairro Parque das Nações II, no Complexo VS-10. O suspeito de matar o policial foi identificado como Elielso Moreira Santos, ele segue foragido até hoje. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/CzlhhfxOLqu/?img_index=1
- No dia 20, a família de Mellyssa Pereira Costa, de 21 anos, foi surpreendida com a notícia de quem a ex-moradora do bairro Casas Populares II havia sido assassinado pelo marido, Dheraldy Mendes, nos Estados Unidos. Após o crime, o homem tirou a própria vida. O corpo de Melissa foi trazido para ser sepultado em Parauapebas. (ver notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/Cz46HOVOegj/?img_index=1)
Fraude nas provas do concurso da prefeitura
No dia 27, domingo de provas do concurso público, uma mulher foi presa em flagrante com um ponto eletrônico suspeita de fraude. De acordo com a polícia, no momento do flagrante a mulher já tinha anotado no verso da prova todas as questões e conferia exatamente com o gabarito oficial. Mesmo presa em flagrante, ela pagou fiança e foi liberada. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e dias depois a prefeitura suspendeu o certame. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/C0KEVYGOA6Q/?img_index=1)
Visita do Gaeco
- No dia 29, o vereador Cássio da VS-10 foi alvo de uma investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual. Policiais estiveram no gabinete do parlamentar e apreenderam documentos. (ver notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/C0PyVcWpxyS/)
- No mesmo dia, os agentes estiveram em outros órgãos da administração municipal investigação uma denúncia de superfaturamento em contratos da merenda escolar.
Dezembro
O último mês do ano começou com a expectativa de aquecimento no comércio por conta das festas de final de ano, mas lojistas não estão tendo o resultado esperado. O que se ver pelas ruas são lojas vazias e movimento tímido.
- Falando em casos de grande repercussão, o motorista de aplicativo Wyllyan Marques da Silva, de 32 anos de idade, encontrado morto com as mãos amarradas. O caso até agora continua sendo um mistério, uma vez que ele não tinha nenhuma passagem na justiça e carro que ele trabalhava era de uma locadora e foi encontrado em chamas, no Complexo VS-10. A Polícia Civil continua investigando o caso. (ver caso completo aqui: https://www.instagram.com/p/C0ZxwCQp26J/)
- E no dia 9 um curto-circuito na fiação elétrica no assentamento do MST na Palmares II deixou nove vítimas fatais. De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no momento da instalação de uma antena de internet. O operador encontrou a haste da antena de forma acidental na fiação de alta tensão provocando um incêndio numa cerca metálica e espalhando o fogo pelos barracos de palha. Na ocasião foi decretado luto oficial de três dias e o assentamento recebeu a visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e o presidente do INCRA. (ver notícia completa aqui: https://www.instagram.com/p/C0rFMJkuDNc/?img_index=1)
- Neste mesmo final de semana, entre os dias 8 e 10 de dezembro, ao menos 15 mortes foram registradas, contando com as vítimas do incêndio e de vários outros acidentes de trânsito ocorridos em Parauapebas, caracterizando assim um dos finais de semana mais violentos do ano.
- Duplo homicídio é registrado na zona rural; policial militar é uma das vítimasDois homens foram mortos a tiros na zona rural de Marabá, próximo a Parauapebas, na noite de quinta-feira (28). u
Uma das vítimas é o Soldado da Polícia Militar Clóvis Souza Viana Junior, de 35 anos, lotado no 23° Batalhão e o outro é Tediomar Pereira, conhecido pelo apelido de Ted.. Eles estavam retirando madeira de uma área de mata com um trator quando foram atacados. A polícia apreendeu as armas encontradas no local e está investigando o caso.
O Portal Pebão se manteve como um dos principais veículos de comunicação de Parauapebas, trazendo notícias verídicas em primeira mão aos seus milhares de internautas e reafirmamos o compromisso de manter os moradores atualizados em 2024.
Esperamos poder trazer muito mais notícias boas neste ano novo que se aproxima.