A Prefeitura de Parauapebas se manifestou, na tarde desta segunda-feira (18), a respeito dos protestos realizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que já se estendem por quase 8 dias. O grupo tem promovido manifestações em diferentes pontos da cidade, incluindo o fechamento de estradas, atos em frente ao prédio da Prefeitura e, atualmente, mantém um acampamento no bairro Chácara do Sol e na Praça dos Pioneiros.
Em nota oficial, o Executivo informou que integrantes do MST realizaram uma caminhada por órgãos da administração pública municipal e protocolaram documentos com reivindicações. Segundo a Prefeitura, todas as demandas entregues serão encaminhadas às secretarias competentes, seguindo os trâmites legais.

Praça dos Pioneiros
Ainda conforme o comunicado, será criada uma comissão formada pelo Executivo para dialogar com representantes do MST, garantindo que as solicitações apresentadas sejam analisadas de forma institucional e transparente.
A Prefeitura ressaltou que está aberta ao diálogo com a sociedade civil organizada, desde que as manifestações ocorram de maneira pacífica e respeitosa, sem invasões ou depredações do patrimônio público. O município destacou, também, que não aceitará atos de baderna, intimidação ou vandalismo.
Por fim, o Governo Municipal reafirmou seu compromisso em desenvolver políticas públicas voltadas para o crescimento social, econômico e humano de Parauapebas, sempre pautado pela ordem e pelo respeito às instituições.
Assessoria de Comunicação / PMP – 2025