A semana dos pretensos candidatos ao cargo máximo do Executivo de Parauapebas está muito agitada e cheia de reviravoltas.
Não é novidade para ninguém que um racha na Direita deixou Aurélio Goiano e Dr. Felipe em lados opostos na disputa pela cadeira mais macia da Capital do Minério.
Desde que foi destituído da função de presidente municipal do Partido Liberal (PL) por decisão da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, Aurélio Goiano começou a se movimentar em busca de outro partido que viabilizasse sua pré-candidatura como principal nome da oposição.
Depois de muitas especulações, o acordo foi selado: Aurélio Goiano se filiou ao Avante e iniciou nesta quinta-feira (04/04) uma força-tarefa em ritmo acelerado para filiar apoiadores e interessados em disputar as eleições como pré-candidatos, haja vista que o prazo para o fechamento da janela partidária encerra amanhã, dia 5, para quem tem mandato e no dia 6 para quem não tem.
Enquanto isso, o Dr. Felipe que era do Partido Republicanos mudou para o PL e comemora a mudança com exaltação, já que isso significa que vai contar com o apoio maciço da ala bolsonarista e do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro para sua pré-candidatura como nome oficial do partido.
Especula-se nos bastidores que Bolsonaro deve vir pessoalmente, em carne e osso a Parauapebas, declarar apoio e pedir votos ao cardiologista, que em 2022 disputou se candidatou ao cargo de governador do Pará e chegou a ficar como o quarto mais votado.
Até pouco dias atrás ainda se cogitava uma aliança entre Aurélio e Dr. Felipe para formar uma única chapa, mas com os recentes acontecimentos e trocas de farpas públicas, o médico já deixou bem claro que não abre mão da disputa, assim como Aurélio Goiano vem reafirmando desde o início.
Soma-se a isso ainda a pré-candidatura de Hipólito da H2, do Podemos, também da Direita. Porém, na tarde de hoje, Aurélio postou um vídeo em suas redes sociais onde aparece fazendo uma visita ao seu “concorrente de testa” e diz que “podemos estar juntos, se Deus quiser”, utilizando de um trocadilho para sinalizar uma possível aliança.
Em entrevista a um podcast recentemente, Hipólito não descartou a possibilidade de aceitar ser vice de Aurélio e concorrerem juntos na mesma chapa.
Ao mesmo tempo que a Direita está dividida, a base do governo não está muito diferente. Por enquanto os dois pré-candidatos, Rafael Ribeiro e Ivanaldo Braz, seguem no páreo. A expectativa para os próximos dias gira em torno de uma aliança entre eles, seguindo a orientações do governador Helder Barbalho.