Policial Federal é morto durante assalto ao ônibus da Real Maia em Goianésia do Pará.
A delegacia da Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal, investigam o assalto ao ônibus da empresa Real Maia, que fazia a linha Palmas x Belém, e que foi assaltado na madrugada deste domingo (10), quando trafegava na rodovia estadual PA-150 pela cidade de Goianésia do Pará.
Na ação que ocorreu por volta de uma hora de madrugada, o policial federal identificado como Ramon Santos Costa, que era um dos 12 passageiros a bordo, acabou morrendo baleado dentro do ônibus.
De acordo com informações do motorista do coletivo três marginais abordaram o ônibus na zona rural da cidade de Goianésia do Pará criando uma barricada com paus e pedras, bloqueando a estrada. O ponto da abordagem dos bandidos fica cerca de 35 quilômetros do centro cidade.
O policial federal tinha solicitado ao motorista que não fosse identificado caso o ônibus fosse parado. Ao parar o ônibus dois marginais anunciaram o assalto, e um deles abordou o motorista perguntando se havia algum policial a bordo, quando o motorista negou que havia qualquer agente da lei no ônibus. Os bandidos obrigaram o condutor do coletivo para uma estrada vicinal por cerca de 50 metros, quando um terceiro assaltante entrou no ônibus.
Uma das passageiras que estava ao lado do policial federal no primeiro piso, pediu que o mesmo se acalmasse e não fizesse nada. Ao avistar o bandido, houve uma troca de tiros dentro do ônibus.
O bandido, então, passou a questionar o motorista, alegando que o profissional havia lhe enganado, pois tinha policial sim e que tinha atirado em seu parceiro.
Neste momento, o marginal que estava com o motorista olhou pela fresta da porta da cabine e atirou no policial, afirmando que este tinha atirado em seu parceiro. Nervoso, o bandido pegou o microfone e falou com os passageiros que não queria machucar ninguém, mas se precisasse iria fazer.
Em seguida, o bandido mandou que o motorista voltasse a fechar a porta do ônibus e que desligasse os faróis e as luzes do interior do veículo. Após isso, ele desceu e deu um sinal de luz para que o motorista fosse embora, de ré, caso contrário iria atirar no veículo.
O bandido ferido acabou fugindo do local juntamente com os outros dois bandidos, levando os aparelhos celulares, joias e pertencentes dos passageiros.
O policial federal acabou morrendo ao chegar no município de Jacundá, cerca de 40km do local onde foi baleado. Uma equipe médica do Hospital Municipal constatou o óbito. O Polícial Federal, identificado como Ramon Santos Costa, era lotado na SR/PA. O corpo foi removido pelo IML de Tucuruí. Uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Tucuruí periciou o ônibus na manhã deste domingo.
A Real Maia precisou encaminhar outro ônibus para que os passageiros pudessem seguir viagem.
Revista do ônibus/ informações da Polícia Civil do Pará