Parauapebas: Usuários do transporte público ficam apreensivos com redução de frota
A Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas, decidiu paralisar parte dos micro-ônibus da cidade nesta segunda-feira (22). A medida foi tomada devido ao alto número de gratuidades asseguradas em lei, que tem dado um grande impacto no faturamento das cooperativas.
De acordo com o presidente da Central, Francisco Brito, o Município ainda não realizou o repasse de recursos para cobrir o alto número de passageiros que gozam do direito de gratuidade. No mês de outubro, por exemplo, foram registradas 33.837 gratuidades, incluindo aí, pessoas com deficiência, idosos e outros amparados por leis municipais. Esse valor geraria R$ 160.685,00 aos cofres das cooperativas.
A paralisação afetará diversas linhas da cidade, principalmente nos horários de menor movimento. A Central informou que, nos horários de pico, de 6h às 8h, de 11h às 13h e de 17h às 19h, os microônibus continuarão circulando. A linha que contempla o Shopping também manterá o serviço às 22h40.
“Teremos a responsabilidade de não deixar os trabalhadores sem transporte, pois, muitas empresas alimentam o cartão Passe Fácil, garantindo o direito do Vale Transporte aos seus colaboradores”, garante Brito.
O presidente da Central disse ainda que, à medida que o Município fizer o repasse do subsídio para cobrir as medições de gratuidades, o número de microônibus nas linhas deverá voltar ao número normal.
O grande número de novas modalidades de transportes como, por exemplo, transportes por meio de aplicativos feitos por carros e motos, tem feito com que grande número de passageiros pagantes deixe de usar o transporte público.