Entre os materiais estão veículos usados pela Força Nacional.
Marco Santos/Agência Pará |
O estado do Pará receberá R$ 2,100 milhões em equipamentos para reforçar o aparato das forças policias. Armamentos, veículos, munições, coletes e escudos balísticos entre outros aparelhos bélicos, fazem parte do chamado extra-legado Olímpico, materiais que foram utilizados na Olimpíada do Rio 2016.
A doação foi anunciada pelo Governo Federal em Brasília, durante solenidade no Ministério da Justiça e Segurança Pública, na última quarta-feira (03), que contou com a presença de representantes de Segurança Pública de todos os estados, do vice-presidente da república, Hamilton Mourão e do ministro da justiça e segurança pública, Sérgio Moro. A entrega do aparato está prevista para o próximo dia 15 de julho.
Os bens ociosos, da Força Nacional, foram disponibilizados com o objetivo de fomentar, modernizar e reaparelhar os órgãos da Segurança Pública de todo o país. De acordo com o Ministério da Justiça, 42 mil itens que serão repassados aos estados brasileiros estão avaliados em R$ 43 milhões. “Todos que compõem e que contribuem com a Força Nacional recebem um legado, que é uma retribuição do governo federal pelo que nós cedemos, no caso do Pará essa contribuição é até acima da média. Porém, agora iremos receber um extra-legado, que eram equipamentos que estavam guardados sem utilização e agora serão distribuídos aos estados e o Pará foi um dos contemplados. A partir do dia 15 de julho esses materiais já serão disponibilizados ao Estado”, explicou o secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado.
Equipamentos recebidos
Entre os aparelhos que serão recebidos pelo Pará estão armas de fogo de diversos modelos e calibres, veículos do tipo picape e micro-ônibus, munições, terminal de dados portátil, GPS, equipamento de proteção individual, barracas de campana, bloqueadores de rádio frequência, entre outros.
Militares fazem curso sobre padrões de segurança
Cerca de 80 militares que trabalham diretamente com a segurança de autoridades do Estado participam, desde sexta-feira (5), do curso de nivelamento dos padrões de segurança da Casa Militar. São três turmas, sendo a primeira integrada por 18 alunos. Nesta primeira fase, as aulas, que são de defesa pessoal, são ministradas pelo tenente coronel Maués. No final do mês de julho e na segunda quinzena de agosto, devem ocorrer as próximas etapas do nivelamento.
Além de servidores da Casa Militar, outros militares do Tribunal de Justiça do Pará e Assembleia Legislativa também participam do curso. As disciplinas são voltadas para direção veicular, tiro aplicado, defesa pessoal, orientação e navegação, rastreamento antibomba, planejamento e operação de segurança de autoridades, operações aéreas até sobrevivência na selva. São 12 matérias divididas em 80 horas aulas. Os instrutores são militares da Marinha, Exército e Polícia Militar do Pará.
Via/DOL