Início » Frigorífico JBS em Marabá registra segundo vazamento de amônia em menos de um ano e 24 funcionários são hospitalizados

Frigorífico JBS em Marabá registra segundo vazamento de amônia em menos de um ano e 24 funcionários são hospitalizados

Falha no compressor do sistema de refrigeração provocou incidente; todos os colaboradores receberam alta médica

Por Portal Pebao

Um vazamento de amônia na unidade da JBS em Marabá, Pará, na manhã desta segunda-feira (22), deixou 24 funcionários intoxicados e mobilizou equipes de socorro e investigação. Segundo informações preliminares, o incidente foi causado por uma falha no compressor do sistema de refrigeração na sala de máquinas.

Inicialmente, 17 trabalhadores foram encaminhados ao Hospital Municipal de Marabá, conforme noticiado pelo Correio de Carajás. No entanto, por volta das 15h, o número de vítimas subiu para 24, incluindo oito homens, 16 mulheres e uma gestante de seis semanas. Apesar do susto e da periculosidade da substância, o estado de saúde geral dos pacientes foi considerado estável, e todos permaneceram em observação até receberem alta médica.

Investigação em Curso para Determinar Causas e Responsabilidades

Diante da gravidade do ocorrido, a Polícia Civil iniciou imediatamente as investigações. Uma equipe esteve na empresa e coletou informações com a advogada da JBS e o coordenador de manutenção das salas de máquinas. A principal hipótese para o vazamento é falha no compressor do sistema de refrigeração.

Devido à gravidade do incidente, a Polícia Civil solicitou perícia técnica para apurar as causas e responsabilidades do vazamento. O objetivo é compreender o que ocasionou a falha no compressor e se houve negligência por parte da empresa.

JBS Afirma Controle do Vazamento e Atendimento aos Funcionários

Em nota oficial, a JBS declarou que o vazamento foi controlado e que nenhum dos funcionários teve ferimentos graves. A empresa também ressaltou que todos os trabalhadores estavam utilizando os equipamentos de segurança adequados e receberam atendimento médico imediato.

Histórico de Vazamentos na Empresa Levanta Preocupações

Em 2023, outro vazamento de amônia na mesma unidade da JBS afetou mais de 50 funcionários. O incidente gerou grande repercussão e resultou na abertura de inquérito policial. A investigação, conduzida pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) da Polícia Civil, ainda está em andamento.

O novo vazamento reacende preocupações com a segurança dos trabalhadores da JBS e com o potencial risco à saúde pública e ao meio ambiente. As autoridades competentes seguem investigando o caso para determinar as responsabilidades e garantir que medidas sejam tomadas para evitar que novos incidentes como este se repitam.

 

Informações: Correio de Carajás

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão