Documento digital do veículo enfim está disponível em todo o Brasil
Com adesão do Pará, último estado, CRLV-e pode ser usada por todos os proprietários de veículos do Brasil a partir desta quarta (1º)
Todos os proprietários de veículos no Brasil já podem utilizar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em versão digital, a partir desta quarta-feira (1º).
Os Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal (Detran) teriam de aderir ao sistema da CLRV-e até o dia 31 de julho de 2020, seguindo a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 788, de 18 de junho de 2020.
Com adesão do Pará – último estado a estar adepto à tecnologia –, as 27 Unidades Federativas do Brasil cumpriram o prazo estipulado pelo Contran.
Para emitir a CRLV-e, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran ou a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O processo é inteiramente online e não é necessário ir até o Detran.
Caso o proprietário do veículo queira o documento em mãos, também poderá realizar a impressão do documento que tem autenticidade garantida devido ao QR Code.
O CRLV-e pode ser utilizado mesmo que não haja acesso à internet, já que o aplicativo gera um cópia do arquivo em formato PDF com assinatura digital.
A adesão do documento do veículo em versão digital em todos os estados do Brasil complementa a funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito. Agora, o aplicativo pode oferecer o CRLV-e junto da CNH digital.
Licenciamento de Veículo (CRLV) no Pará. O novo documento terá as mesmas informações e o mesmo valor jurídico da versão impressa e irá proporcionar mais praticidade e comodidade aos usuários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020. Para solicitar o documento digital não é necessário comparecer ao Detran ou realizar pagamento de taxa. Para emitir o CRLV-e, o proprietário precisa estar em dia com o licenciamento anual do veículo e não ter nenhuma outra pendência cadastral.