Da exploração de ouro ao turismo, Serra Pelada está aberta aos visitantes
Em plena floresta amazônica, entre Carajás e o Araguaia, foi descoberta uma montanha de ouro em 1980. Serra Pelada, como ficou conhecida, era um elevado coberto por floresta, cravado na Fazenda Três Barras, no sudoeste do Pará. A primeira pepita foi encontrada pelo fazendeiro Genésio Ferreira da Silva, que, após mandar a preciosidade para averiguação, permitiu que um grupo de 30 homens tentasse a sorte em uma grota da propriedade. O ouro de aluvião, caracterizado por aparecer em inscrições da terra, era abundante: logo, a notícia se seguido pelo país. Movidos pelo sonho do Eldorado, cerca de 90 mil homens, principalmente do nordeste, foram atraídos para Serra Pelada entre 1980 e 1992, quando o garimpo foi fechado.
Hoje, os moradores acreditam que o turismo é uma porta para o desenvolvimento da região. Uma equipe do Portal Pebão esteve visitando a região e pôde constatar que o lugar tem um potencial turístico significativo, sem falar em sua história, uma vez que a localidade chegou a ser o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Neste local, duas cachoeiras embelezam a paisagem. Elas têm os nomes de Cachoeira do Véu e Cachoeira do Hélio.
Na cachoeira do Véu, é possível praticar o turismo de aventura, como trilhas, rapel e escalada. Além das cachoeiras, a região oferece aos visitantes a opção de balneários, como a Chácara Grota Rica e a Chácara Novo Tempo.
Os moradores também sonham com o apoio do poder público para fortalecer o turismo na região, atraindo ainda mais visitantes e estimulando a economia local.
Portal Pebão – Um Clique Na Notícia.