MARABÁ (PA) — O corpo do médico e empresário Arlen Martins Braga foi localizado na manhã desta quinta-feira (19) no Rio Tocantins, em um trecho abaixo do município de Itupiranga, no sudeste do Pará. Ele estava desaparecido desde a noite de terça-feira (17), após um incidente registrado na região da Praia do Tucunaré, em Marabá.
De acordo com informações, uma lancha se desprendeu de um flutuante e começou a ser arrastada pela correnteza. Um jovem identificado como Zé Henrique entrou na água na tentativa de alcançar a embarcação. Arlen também mergulhou no rio para prestar ajuda. O jovem conseguiu subir na lancha e foi retirado em segurança, mas o médico não foi mais visto.
O desaparecimento mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, além de voluntários, familiares e amigos, que realizaram buscas ao longo do curso do Rio Tocantins, que interliga Marabá a Itupiranga. A Defesa Civil também acompanhou as diligências. O corpo foi encontrado na área entre a Praia da Rainha e a Vila Tauarizinho por Sebastião Braga, irmão da vítima, que participava das buscas desde o início.
Após a localização, o corpo foi levado até a margem e permaneceu no local até a chegada do Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, responsável pelos procedimentos periciais e posterior liberação para velório e sepultamento.
Arlen Braga atuava como plantonista no Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI) e era proprietário do Chopp Time, no Partage Shopping Marabá. O caso teve ampla repercussão na cidade ao longo dos dias de buscas.
Em nota, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do HMI, lamentou o falecimento do médico, destacou sua atuação profissional ao longo de três anos na unidade e sua passagem pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Centro Regional de Saúde. O município manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho.