Com o objetivo de interligar o Brasil à Europa com internet de alta velocidade, a partir deste mês o primeiro cabo submarino de fibra óptica entrará em operação.
Foto: Reprodução Google |
O cabo, que já chegou à Portugal e segue 6,2 mil km atravessando o oceano, fornecerá internet numa velocidade de 100 Tbps (terabits por segundo) e latência (tempo de resposta na transmissão dos dados) de 60 milissegundos.
Foto: Reprodução Google |
Por onde o novo cabo submarino que liga o Brasil à Europa passa: ao todo, serão 6,2 mil km de cabos que vão conectar a capital cearense Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal.
De acordo com informações do jornal MeioNorte, a conexão do cabo submarino potencializará não somente as oportunidades de pesquisa, como também do desenvolvimento de projetos e programas na América Latina e Europa pelas próximas décadas.
Parte da capacidade do cabo submarino vai ser usada para projetos de interconexão acadêmica que reúne diversas instituições de pesquisa de países da Europa e da América Latina, além de melhorias na experiência de jogos em tempo real. Os campeonatos de eSports vão ficar cada vez mais competitivos.
O ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participa, na próxima terça-feira (1), em Portugal, da cerimônia que marca o início da operação do cabo.
Via Curiozone