O BioParque Vale Amazônia completa, no mês de março, seu 39° aniversário de fundação e comemora a data com uma programação especial. Neste sábado, dia 9, os visitantes do Bioparque, além de passear pela Amazônia e conhecer sua fauna e flora, poderão se divertir com apresentação de teatro itinerante, brincadeiras, contação de histórias, pinturas faciais e exposição de artesanato.
Na programação, haverá ainda atividades lúdicas de educação ambiental, por exemplo, sobre o projeto de conservação da maior ave de rapina do Brasil, o Gavião Real. Também no dia, um simulador proporcionará aos visitantes a sensação de estar manobrando o gigante da mineração durante operação de carregamento na mina. Na realidade, o caminhão fora de estrada chega a ter a altura de um prédio de três andares.
Nas últimas quase quatro décadas, o Bioparque se consolidou na dedicação à conservação da biodiversidade amazônica e à educação ambiental, sendo um importante centro de pesquisas. Instalado no coração da Floresta Nacional de Carajás, a unidade ocupa 30 hectares de área, com mais de 70% de floresta nativa dividido entre 29 recintos e um plantel com mais de 360 animais de 67 espécies de fauna silvestre.
Em 2023, o BioParque recebeu 179 mil visitantes e conta, dentre outros espaços, com um centro de visitantes, sala de exposições, orquidário e um viveiro de imersão com mais de 85 aves de 24 espécies, fazendo sobrevoo entre os visitantes. Outras estruturas como hospital veterinário, setor de reprodução de aves, biotério e sala de nutrição são dedicadas aos cuidados dos espécimes do Bioparque. O espaço é aberto de segunda a domingo, das 10h às 16h.
Serviço – Confira a programação
O BioParque Vale Amazônia terá programação especial de aniversário neste sábado. Confira abaixo todas as atividades:
– Contação de histórias: às 11h e 14h
– Teatro Itinerante com brincadeiras, pinturas faciais e balão
– Exposição de artesanatos da comunidade local
– Imersão nos simuladores do caminhão fora de estrada
– Atividades de educação ambiental sobre o Gavião Real
– Atividades lúdicas de educação ambiental em parceria com o Voluntariado do ICMBio
– Pipoca, algodão doce e picolé e pula-pula
É necessária a liberação de acesso na portaria do ICMBio, em Parauapebas, para acessar a Floresta Nacional de Carajás