Sobrevoos e encontros com autoridades locais são para mostrar ‘realidade’ da região, informou vice-presidente da República em rede social.
Uma comitiva internacional e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitam a região amazônica no Pará esta semana. Mourão chegou ao estado nesta quarta-feira (8) e cumpre agenda oficial até sexta-feira (10). Junto dele estão chefes de missões diplomáticas de outros países que visitarão as cidades de Parauapebas, Altamira, Medicilândia e Belém.
Em suas redes sociais, Mourão diz que a visita é para que a comitiva “conheça a realidade” da região.
“Hoje inicia mais uma viagem para a Amazônia. Desta vez, a parte oriental da Floresta recebe uma comitiva de chefes de missões diplomáticas, jornalistas e parlamentares para conhecer sua realidade”.
Por meio da assessoria de imprensa, a vice-presidência da República informou que o objetivo é fazer com que os representantes de outros países conheçam parcerias público-privadas para a conservação florestal, pesquisas no campo da saúde e da biologia, projetos de bioeconomia e da exploração sustentável das riquezas naturais da Amazônia, que geram emprego e renda para a região.
Quem organiza a visita é o Conselho Nacional da Amazônia Legal. A comitiva deve observar como a população local e os projetos de mineração convivem com ações de proteção ambiental e de expansão da bioeconomia.
Segundo a assessoria da vice-presidência da República, estão presentes os chefes de missões diplomáticas do Japão, Espanha, União Europeia, Angola, Paraguai, França, Índia, Uruguai, Reino Unido, Suíça e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Senadores e do GSI, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) também acompanham a visita.
Programação
A programação teve início na manhã desta quarta-feira com sobrevoo sobre a Floresta Nacional de Carajás (Flona) e visita sobre as operações da Vale e, também em Carajás. A comitiva aterriza na capital paraense na noite desta quarta para um encontro com o Governo do Pará.
Na quinta-feira (9), a comitiva segue para Altamira, onde visitarão a Usina de Belo Monte. Haverá sobrevoo na Volta Grande do Xingu e visita a uma unidade de processamento de cacau na região. Ao final do dia, a equipe retorna para a capital paraense. Na sexta-feira (10), haverá visita à Fundação Evandro Chagas e ao Museu Emílio Goeldi.
Em agosto, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve no Pará, na ocasião para acompanhar a operação Samaúma da Forças Armadas de combate a crimes ambientais. Esta operação segue em andamento.
(G1 PA)