Vereadores de diversos municípios doam seus salários para ajudarem seus municípios enfrentarem o coronavírus
Em tempos de pandemia de coronavírus além da crise no sistema de saúde, já superlotados, também vemos uma enorme crise social tomando conta dos estados e municípios, atingindo diretamente os mais carentes.
Governo nenhum previa a queda na arrecadação, muito menos o aumento significativo de gastos e investimentos emergenciais com saúde e assistência social.
Em diversos municípios prefeitos e vereadores abriram mão de seus subsídios (salários) para ajudar a população de suas cidades mas, aqui em Parauapebas, não houve nenhuma manifestação nesse sentido, a não ser um pronunciamento do prefeito Darci dizendo que reduziria em 20% o salário de todos os servidores comissionados que ganham acima de R$5 mil reais, o que gerou descontentamento por parte dos servidores.
Porém, na sessão ordinária de hoje, na Câmara Municipal, o vereador Joel do Sindicato apresentou um requerimento a Mesa Diretora propondo que o salário dos vereadores seja reduzido em 20%, para que o salário dos servidores não sofram redução, diante a queda na arrecadação.
Já o vereador Elias da Construforte foi além, indicou a criação de um Fundo Emergencial no combate ao coronavírus, abriu mão de seu salário, deixando-o a disposição deste fundo, pelo tempo que durar o estado de calamidade.
Durante sua fala, Elias disse que o objetivo é que este dinheiro seja usado para a compra de EPIs, medicamentos e cestas básicas para a população em vulnerabilidade social.
Que outros parlamentares da cidade e do estado sigam esse exemplo e ajudem o povo a superar essa crise.