Os vereadores de Parauapebas retomaram ontem, terça-feira (18), seus trabalhos na Casa de Leis.
Muitas indicações foram apresentadas, mas uma das que mais chamou a atenção dos presentes foi a indicação número 16/2020, de autoria do vereador Elias da Construforte.
Nela, Elias pede que a prefeitura adquira pistolas não letais para a Guarda Municipal, justificando que os agentes estão presentes em todos os pontos da cidade e se deparam diariamente com situações de risco onde se faz necessário tal armamento, para ajudá-los a reprimir a violência e a criminalidade, ao lado de outras forças policiais.
Vale lembrar que essas armas são usadas por diversas guardas no país e no mundo, sendo a mais recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para os conflitos urbanos, já que não causa risco de morte e é capaz de paralisar os infratores, fazendo com que eles possam ser contidos e encaminhados para a polícia.
Através de muitas palmas a população também aprovou a indicação, que contou com o apoio maciço dos guardas que estavam presentes.
Agora é pressionar o governo municipal para que essa aquisição seja feita o mais breve possível e que os guardas recebam o treinamento necessário para utilizá -las, garantindo mais tranquilidade e segurança aos cidadãos.