Vereador solicita a implantação do Programa “Progredir” em Parauapebas
Foto: Reprodução |
Para proporcionar meios de emprego, renda, cursos e linhas de crédito para os cidadãos inscritos no CadÚnico, o vereador Léo Márcio (Pros) requisitou ao Governo Municipal que implemente no município o Programa Federal “Progredir”.
A sugestão do parlamentar é que o programa seja adotado e implantado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A proposta foi oficializada e apresentada ao plenário na Indicação nº 121/2023, durante a sessão ordinária desta terça-feira (04).
Conforme explicou o vereador Léo Márcio, a medida vai atender a parcela da população inscrita no Cadastro Único para promover meios de se conseguir emprego, cursos, capacitação e até linhas de crédito, com fins de que esses munícipes alcancem sua independência e autonomia econômica e social.
O Programa Federal “Progredir” é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e refere-se a um conjunto de ações do Governo Federal para o auxílio e a melhoria de vida de inscritos no Cadastro Único, que por meio da oferta de cursos profissionalizantes, possibilidade de acesso ao microcrédito e encaminhamento ao mercado de trabalho, instiga o usuário a ter renda própria e independência financeira, tomando para si diversos benefícios e conhecimento ao empreendedorismo.
Caso o município venha aderir ao programa, será possível cadastrar as empresas locais e ofertar empregos diretamente para os usuários do CadÚnico.
“Por meio do programa será possível alavancar a vida financeira dessas pessoas. E, também, permitirá ao município ter outro instrumento para proporcionar cursos profissionalizantes e linha de crédito a esses usuários, mediante verbas repassadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Em 2022, Parauapebas registrou mais de quarenta mil pessoas inscritas no CadÚnico. Precisamos encontrar todos os instrumentos necessários para melhorar a vida dos nossos cidadãos”, afirmou o vereador Léo Márcio.
Foto: Elienai Araújo |
Por fim, o parlamentar destacou que essas medidas garantirão uma mão de obra ainda mais qualificada em nossa cidade, proporcionando maior chance de inserção no mercado de trabalho, fazendo com que a economia gire fortemente.
Após a apresentação, a proposição foi submetida a votação e aprovada em unanimidade pelos parlamentares. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, a indicação será enviada ao Poder Executivo para que seja realizada a análise de viabilidade para implementação do pedido.