Produção de minério da Vale cresce 1,1% no 3º trimestre de 2022
![]() |
Foto: Reprodução |
O montante também representa um aumento de 21% em relação ao volume do segundo trimestre deste ano.
De acordo com a Vale, os resultados refletem o período seco no Sistema Norte e maiores compras de minério de terceiros e produção no Sistema Sul.
A mineradora também informou que as vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 6,0% no trimestre – em comparação com o mesmo período do ano passado – para 77,6 milhões de toneladas.
“A diferença usual entre produção e vendas no 3T foi resultado dos estoques em trânsito ao longo da cadeia, que a Vale espera reverter no próximo trimestre, a depender das condições de mercado”, disse a empresa.
Ainda segundo o relatório, a produção de níquel aumentou 51% para 51,8 mil toneladas em comparação com o segundo trimestre. Já as vendas de níquel aumentaram 13%, mas ficaram abaixo da produção, segundo a Vale, devido a compromissos de vendas no 4T22 durante a manutenção programada e outros fatores.
Enquanto isso, a produção de cobre no terceiro trimestre de 2022 aumentou 33%, em relação ao 2º trimestre, para 74,3 mil toneladas. Isso ocorreu, segundo a Vale, após manutenção prolongada no moinho de Sossego no primeiro semestre do ano, melhor desempenho da planta de Salobo no trimestre e recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre nas operações do Atlântico Norte. As vendas de cobre cresceram 37% em relação ao trimestre anterior, “em linha com a maior produção”, disse a Vale.
“Estamos passando por um momento difícil em relação ao minério de ferro. A China, que é o maior definidor de preços do lado da demanda, está passando por um momento econômico difícil com sua política de zero Covid e isso, provavelmente, continuará afetando a demanda por minério de ferro, pelo menos no curto prazo”, disse José Carlos Martins, CEO da produtora brasileira de minério de ferro Cedro Mineração e ex-executivo da Vale, à BNamericas.