Início » Procon realiza operação “Petróleo Real” para fiscalizar possíveis infrações em postos de combustíveis em Parauapebas

Procon realiza operação “Petróleo Real” para fiscalizar possíveis infrações em postos de combustíveis em Parauapebas

Por Portal Pebao

 A Operação faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Procon realiza operação “Petróleo Real” para fiscalizar possíveis infrações em postos de combustíveis em Parauapebas
Fotos:Procon
O Procon de Parauapebas participou da Operação “Petróleo Real”, de fiscalização e combate a fraudes nos postos de combustíveis. A ação ocorreu no município, na semana passada (última quinta-feira, dia 8), e em todos os estados da federação, exceto Maranhão, onde já há avançado processo de investigação no setor.

As vistorias verificaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos.

Em Parauapebas, seis postos de combustíveis foram vistoriados e foram realizadas três autuações. Um que apresentou uma bomba irregular, a qual foi reprovada na aferição da quantidade, e dois por falhas na precificação do combustível.

A operação é inédita e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Participam da vistoria, Procons estaduais e municipais, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Guardas Civis Municipais (GCMs) e Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas (SSP’s).

A operação “Petróleo Real” segue o decreto nº 10.634, de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional.

São de responsabilidade da ANP, INMETRO e Procon o controle e fiscalização. As polícias assumem o trabalho de repressão de práticas abusivas e criminais, protegendo a economia e o direito dos consumidores.

Informações/Ascom/PMP

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão