Início » Prefeitura de Parauapebas emite Nota sobre paralisação do transporte coletivo

Prefeitura de Parauapebas emite Nota sobre paralisação do transporte coletivo

Paralisação parcial de microônibus afeta população de Parauapebas

Por Portal Pebao

Nesta segunda-feira (22), a Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas anunciou a paralisação parcial dos microônibus que atendem a cidade. O motivo alegado foi o déficit financeiro causado pelo grande número de passageiros que têm direito à gratuidade, conforme previsto em lei.

Segundo o presidente da Central, Francisco Brito, o Município não tem repassado os recursos necessários para compensar as perdas das cooperativas. Somente em outubro, foram contabilizadas 33.837 passagens gratuitas, incluindo pessoas com deficiência, idosos e outros beneficiários de leis municipais. Esse montante corresponderia a R$ 160.685,00 de receita para as cooperativas.

Em nota, a prefeitura de Parauapebas informou que, para receber o subsídio financeiro, as cooperativas devem apresentar à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) a prestação de contas mensal com o número real de usuários do sistema, o que ainda não foi feito por todas as cooperativas.

A nota também ressaltou que, em 2023, a prefeitura realizou uma licitação para o transporte público, mas não houve empresas interessadas em participar. Por isso, um novo processo licitatório será aberto neste ano para a operação do transporte público em Parauapebas.

Além disso, a prefeitura informou que, no ano passado, buscou uma parceria com o governo federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a compra de uma frota mista de 85 veículos (micro-ônibus, ônibus leve e ônibus pesado), com um repasse federal de 43 milhões de reais e uma contrapartida municipal de 12 milhões de reais.

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão