Início » Polícia Federal desarticula grupo que desviou toneladas de ouro na Amazônia

Polícia Federal desarticula grupo que desviou toneladas de ouro na Amazônia

Mandados foram cumpridos em diversas cidades do sul do Pará; Redenção, Tucumã e Cumaru do Norte.

Por Portal Pebao

A Polícia Federal deflagrou a Operação Bruciato, de acordo com a PF, foi desmantelada uma complexa organização criminosa envolvida no financiamento, extração e comercialização ilegal de ouro na região sul do Pará. As investigações revelaram que o grupo atuava dentro e nas proximidades da Terra Indígena Kayapó, estabelecendo conexões com grupos criminosos semelhantes na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

As autoridades estimam que a organização tenha desviado, pelo menos, 3,14 toneladas de ouro, obtidas por meio de extração ilegal e de falsas declarações sobre a origem do minério. Para ocultar os crimes, a quadrilha utilizava um esquema de “esquentamento” do ouro.
Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva em diversas cidades do Pará, Amazonas, Roraima e Mato Grosso. Entre os bens apreendidos estão veículos, motocicletas, joias, ouro em barra e outros bens de alto valor. A Justiça Federal também determinou o sequestro de até R$ 2,9 bilhões em dinheiro e bens dos Investigados

operação contou com a participação de servidores públicos e indígenas, que integravam a organização criminosa. Além disso, foram suspensas as atividades de quatro empresas, seis permissões de lavra garimpeira e quatro autorizações de posse ou porte de armas. Quatro ocupantes de cargos públicos foram afastados cautelarmente de suas funções.

 

Fotos e informações: PF

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão