Início » Parauapebas terá simulação do sistema nacional de alertas no próximo sábado, 20

Parauapebas terá simulação do sistema nacional de alertas no próximo sábado, 20

Defesa Civil testará envio de mensagens sonoras e visuais para celulares compatíveis a partir das 15h

Por Portal Pebao

No próximo sábado (20), a partir das 15h, a população de Parauapebas receberá uma “Demonstração Alerta”, emitida pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e com apoio da Defesa Civil municipal.

O aviso será transmitido como mensagem sonora e visual diretamente para os aparelhos compatíveis. A iniciativa integra o Projeto Defesa Civil Alerta (DCA), etapa de preparação para a implantação oficial do sistema, que utiliza a tecnologia **Cell Broadcast**. Esse recurso permite o envio de alertas de emergência para celulares em uma área específica, sem necessidade de aplicativo, cadastro ou consumo de dados móveis.

No Pará, o teste será realizado em Belém, Paragominas, Parauapebas e Tucuruí. Além do estado, outros seis da Região Norte participam da ação: Tocantins, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.

O alerta será enviado apenas para aparelhos 4G ou 5G fabricados a partir de 2020. Celulares mais antigos ou sem compatibilidade não receberão a notificação. A mensagem que aparecerá na tela será: *“Demonstração da Defesa Civil Alerta. Recomendações à população: Não é necessária nenhuma ação de autoproteção”*.

De acordo com Francisco Félix Siqueira Tarller, coordenador de Gestão de Risco e Desastres da Defesa Civil de Parauapebas, o som poderá assustar algumas pessoas, mas trata-se apenas de uma simulação.

Segundo ele, o sistema representa um avanço importante: “É ferramenta de alerta precoce, transmitida via telefonia celular, que servirá para avisar a população sobre riscos de desastres de forma rápida e eficiente. Foi criado para que o aviso chegue antes do perigo. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”.

Neste ano, Francisco Félix participou das equipes de treinamento do novo sistema em Sergipe e Rondônia, onde profissionais de diferentes estados foram capacitados e realizaram simulações com a ferramenta.

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão