Pará privatiza mais de 520 km de vias que ligam Marabá até Marituba
Na última quarta-feira (15), o estado do Pará realizou o leilão de 526 km de rodovias estaduais que ligam a cidade de Marabá, na região sudeste do estado, até Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Essa malha rodoviária é fundamental para o escoamento de diversos tipos de produtos, como grãos, pecuária, minério, papel e celulose.
O Consórcio Conquista do Pará foi o único concorrente e arrematou a concessão pública por R$ 450 milhões, entre outorga fixa e variável. Com a privatização, será permitida a cobrança de pedágio para o uso das vias, com previsão de que a taxa comece a ser cobrada a partir do 13º mês de contrato.
Esse foi o primeiro leilão de rodovias estaduais na história do Pará, e o Consórcio Conquista do Pará terá a administração das estradas por 30 anos, com o contrato prevendo investimentos de R$ 3,7 bilhões na malha viária privatizada. A Bolsa de Valores de São Paulo foi o local escolhido para realizar o pregão, que contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hana Ghassan.
A concessão inclui os seguintes trechos: PA 150, Trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entr. PA 475/256 com extensão de 333,00 km; PA 475, Trecho: Entr. PA 150/256 – Entr. PA 252 com extensão de 41,60 km; PA 252, Trecho: Entr. PA 475 – Entr. PA 151/252 com extensão de 42,30 km; PA 151, Trecho Entr. PA 252 – Entr. PA 483/Alça Viária com extensão de 21,50 km; PA 483, Trecho: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entr. PA 151/ Alça Viária com extensão de 18,60 km; Alça Viária Sul de Belém, Entr. AP 151/483; Entrada BR 316/010, com extensão de 69,40 km.
A concessão de uso das vias será de trinta anos e espera investimentos em melhorias, como a duplicação de 66 milhas, a criação de 250 milhas de novos acostamentos, 30 milhas de terceiras vias, além dos serviços de manutenção, preservação e conservação. O governo estadual definirá o valor a ser cobrado pelo pedágio, a periodicidade do reajuste do valor e as condições para a atualização da tarifa. A cobrança de pedágio será obrigatória após o cumprimento das melhorias previstas, e o projeto deverá gerar receita extra de impostos no valor de R$ 252 milhões, além da geração de três mil empregos diretos e indiretos. Segundo o governador Helder Barbalho, a privatização também permitirá ao estado economizar R$ 90 milhões espontaneamente na manutenção da rodovia.
Portal Pebão com informações G1