OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL COMBATE CONTRABANDO DE OURO
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20), a Operação “Milhas de Ouro”, que teve por objetivo coibir o transporte ilegal de ouro retirado de garimpos ilícitos situados dentro da Terra Indígena Kayapó, no município de Cumaru do Norte, no sudeste do Estado.
Após levantamentos realizados pelos policiais da Delegacia da Polícia Federal de Redenção, obteve-se a informação de que um avião havia decolado do garimpo denominado “Arara” e estaria chegando ao aeroporto de Redenção, possivelmente trazendo material ilícito proveniente do citado garimpo.
Uma equipe de policiais fez campana às proximidades do aeroporto e confirmou as suspeitas com o pouso do avião com o prefixo previamente identificado.
Foi procedida a abordagem ao piloto e ao passageiro da aeronave, o qual é menor de idade. Após procedimento de revista, os policiais encontraram 71,9 gramas de ouro, avaliados em aproximadamente R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), além de ter sido confirmado que o avião havia decolado do referido garimpo.
O piloto, que estava com o Certificado de Habilitação Técnica vencida, não podendo pilotar qualquer aeronave nessa condição, foi preso em flagrante delito pelo crime descrito no artigo 261 do CPB, que prevê pena de reclusão de 02 a 05 anos e também pelo crime descrito no Artigo 2º, §1º da Lei nº 8.176/91, com pena de detenção de 01 a 05 anos, haja vista que portava 67,9 gramas de ouro proveniente de garimpo clandestino.
Já o menor de idade, que portava quatro gramas de ouro, segundo o qual foi recebida em pagamento por seu trabalho no garimpo, foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil, para lavratura de procedimento de Ato Infracional.
Um homem que aguardava o pouso da aeronave e que seria o destinatário/adquirente das 67,9 gramas do ouro que o piloto portava, foi identificado e também recebeu voz de prisão.
A aeronave tipo Cessna 182, modelo Skylane, avaliada em R$ 100.000,00 (cem mil reais) também foi apreendida e permanecerá à disposição da Justiça Federal.