OMS declara Varíola dos macacos como emergência global de saúde pública
Foto: Reprodução |
A Organização Mundial de Saúde declarou, este sábado, a Varíola dos macacos uma emergência global de saúde pública, devido ao aumento de infecções em vários países.
Trata-se do nível de alerta mais elevado da agência de saúde das Nações Unidas e acontece depois de ter sido detectado um aumento mundial de casos de infecção com o vírus.
Neste momento, já foram diagnosticadas mais de 16 mil infecções em 75 países. Tedros Adhanom, director-geral da Organização Mundial de Saúde, alertou que o mundo está perante um surto que está a espalhar-se rapidamente, do qual muito pouco se sabe.
Tedros anunciou que o surto global da Varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional e este alerta ajudará a acelerar o desenvolvimento de vacinas e a implementar medidas para limitar a propagação do vírus.
E sublinhou que o um surto pode ser interrompido com estratégias certas em grupos certos.
Refira-se que Moçambique não regista nenhum caso da Varíola dos macacos e da última vez em que o ministro da Saúde se pronunciou sobre o assunto, em Junho, garantiu haver capacidade para fazer o diagnóstico e tratamento.
Foto: Reprodução
Fonte: O País