Início » Novos agentes de trânsito e transporte iniciam curso de formação

Novos agentes de trânsito e transporte iniciam curso de formação

Por Portal Pebao

Novos agentes de trânsito e transporte iniciam curso de formação

O treinamento vai proporcionar aos agentes mais autonomia e legalidade nas abordagens aos condutores, seja na vertente educativa ou de fiscalização.

Esta semana marcou o início do curso de formação para os 36 novos agentes de trânsito e transporte em Parauapebas. Os servidores públicos foram empossados pela prefeitura e estão vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Para que os agentes estejam qualificados para desempenhar bem suas funções, eles passam por programa de formação, iniciado na última segunda-feira, 11 de março, que abrange uma combinação de qualificação teórica e prática.

 

As sessões teóricas são conduzidas na sala de treinamentos do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), ocorrendo durante as manhãs e tardes, de segunda a sexta-feira. Posteriormente, a parte prática do treinamento será realizada nas vias públicas do município, com previsão de término até o dia 23 de abril de 2024.

Ezequiel Assunção, diretor do DMTT, destaca que o curso de formação abrange diversas áreas. “Inclui a fiscalização, educação para o trânsito, aspectos do transporte, engenharia de trânsito, atendimento ao público e aspectos psicológicos, conforme estabelecido na Portaria Nº 966/2002 da Secretaria Nacional de Trânsito, que regulamenta os órgãos de trânsito”, explica o diretor.

Para a agente Diniz, a formação é de suma importância, pois proporcionará aos agentes mais autonomia e legalidade nas abordagens aos condutores, seja na vertente educativa ou de fiscalização. “Embora já tenhamos estudado esses conteúdos durante o concurso, é muito benéfico reforçá-los e aprimorarmos ainda mais nossos conhecimentos”, destaca Diniz.

A Prefeitura de Parauapebas emitiu uma nota sobre a decisão judicial.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação a decisão judicial proferida nos autos da Ação n° 0807614-67.2022.8.14.0040 que trata da proibição de novos Processos Seletivos Simplificados (PSS), inclusive nomeação, posse e exercício dos candidatos da segunda convocação do PSS 01/2024 (4º PSS), a Prefeitura de Parauapebas esclarece que cumprirá a decisão judicial e busca a antecipação da audiência com o magistrado para esclarecer as ações adotadas no PSS e atender o interesse público.
A gestão municipal ressalta ainda que os serviços essenciais não serão prejudicados.
Aos candidatos dos processos seletivos de 2023 ainda em andamento, a Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) esclarece que o cronograma das etapas de avaliação médica e psicológica estão suspensos até a realização da audiência e que, assim que definirem as novas datas, os candidatos serão informados por telefone.

 

Fotos: Leila Silva

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão