Início » MPF solicita que Ibama aumente fiscalizações no sudoeste do Pará

MPF solicita que Ibama aumente fiscalizações no sudoeste do Pará

Por Portal Pebao

O MPF afirma desde de 2018 a situação na área vem piorando

Foto/Osvaldo Forte

O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação para que a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Pará crie ações planejadas de fiscalização ambiental no interior da Terra Indígena Kayabi, localizada entre os municípios de Jacareacanga (PA) e Apiacás (MT).

A solicitação foi realizada após o MPF verificar uma visível ausência de autoridades na região, o que tem favorecido a ação de grileiros e madeireiros na terra indígena.

O MPF afirma desde de 2018 a situação na área vem piorando, onde um grande crescimento de ação de grileiros pode ser notado. Promotores afirmam que os grileiros “atuam na Terra Indígena para impedir o usufruto dos indígenas no local, bem como lograr lucros a partir de áreas griladas”.

Segundo o MPF, a superintendência do Ibama no Pará foi questionada sobre o problema, mas não apresentou previsão de novas fiscalizações na área. Agora, o MPF enviou uma recomendação para que sejam adotadas medidas para “planejar e elaborar cronograma de fiscalizações ambientais contínuas na terra indígena; e identificar ações que ferem a proteção ambiental dentro da terra, incluindo desmatamento e garimpo ilegais”. O planejamento e o cronograma devem ser informados ao MPF em Itaituba e o Ibama tem dez dias para responder.

OLiberal

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão