Moraes volta atrás e libera o verde e amarelo no dia 7 de setembro
O presidente do TribunaI Superior EIeitoraI, o ministro AIexandre de Moraes, voltou atrás e liberou a veiculação de uma propaganda do governo de Jair BoIsonar0 (PL) para celebrar o 7 de setembro.
A decisão foi alterada nesta sexta-feira (26), segundo o portal Poder 360. No dia 23 de agosto, Moraes tinha impedido a divulgação da peça publicitária. O ministro, no entanto, alegou que houve um “erro material” na decisão anterior, que teria sido publicada de forma errada no sistema do TSE.
Nesta sexta, Moraes disse que o material pode ser divulgado, mas é preciso excluir um trecho, que diz: “E essa luta também levamos para o nosso cotidiano, para a proteção das nossas famílias e, sobretudo, para a construção de um Brasil melhor a cada dia”. Menções ao governo federal também estão vetadas na veiculação da peça publicitária.
Segundo o presidente do TSE, sem os trechos que devem ser retirados, o material “demonstra o viés educativo e informativo da campanha, relacionada à história nacional, com personagens relevantes dentro desses 200 anos”.
Antes da divulgação de que Moraes havia voltado atrás, BoIsonar0 comentou a decisão de proibir o material. “Ordem absurda não se cumpre, se for verdade isso daí, ordem absurda não se cumpre”, disse o presidente em entrevista à rádio Jovem Pan.
(Foto: Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images)