Preocupado com a recente onda de afogamentos em rios da cidade, o vereador Léo Márcio (SDD) solicitou, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (7), a lotação de uma equipe de mergulhadores no efetivo militar que atua no município. A medida visa garantir maior celeridade e efetividade nos resgates em situações de afogamento, proporcionando mais segurança à população.
O Requerimento nº 28/2024, aprovado por unanimidade em plenário, foi direcionado ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, com cópia para o deputado estadual Ivanaldo Braz.
Justificativa para a requisição
Em sua justificativa, o vereador Léo Márcio destacou os recentes casos de afogamentos em Parauapebas, ressaltando a necessidade de profissionais especializados para realizar os resgates de forma rápida e eficiente. “Infelizmente, nos últimos dias, tomamos notícias de alguns casos de afogamentos em Parauapebas, bem como nos foi relatada a dificuldade em termos profissionais que atuem de forma especializada e ágil nos resgates dessas pessoas”, relatou o parlamentar.
Para solucionar o problema, Léo Márcio sugere a lotação de militares especializados em resgates aquáticos, como os mergulhadores do Grupamento Marítimo Fluvial (Gmaf), no município. “Essa medida propiciaria mais celeridade e efetividade nos resgates atinentes a essas situações, garantindo uma resposta digna à comunidade e aos familiares”, justificou.
O Requerimento nº 28/2024 será encaminhado à Mesa Diretora da CMP, que o enviará ao Corpo de Bombeiros e ao deputado estadual Braz. O objetivo é que a medida seja implementada o mais breve possível, garantindo mais segurança à população de Parauapebas.