Início » Meio ambiente a salvo: Tanques de químicos não vazaram no Rio Tocantins

Meio ambiente a salvo: Tanques de químicos não vazaram no Rio Tocantins

Vazamento de ácido no Tocantins: risco de contaminação é mínimo, afirma governo

Por Portal Pebao

Tanques com 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas, transportados por caminhões que caíram no Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, estão intactos. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o risco de vazamento e contaminação do rio é mínimo.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (26) pelo supervisor de Emergência Ambiental da Sema, Caco Graça. Em entrevista à TV Mirante, ele explicou que, embora uma pequena quantidade de produtos químicos possa ter entrado em contato com a água durante a retirada dos tanques, não há risco significativo para a vida humana e o meio ambiente.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico atestando a qualidade da água do Rio Tocantins. Com base nesse parecer, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, autorizou a retomada da captação de água para abastecimento da cidade de Imperatriz.
A Sema está monitorando constantemente o pH da água, um indicador importante para identificar possíveis contaminações. O local do acidente está sendo monitorado e as equipes de emergência estão preparadas para agir em caso de qualquer alteração.
Após o término das buscas pelas vítimas, será elaborado um plano específico para a retirada segura dos tanques e dos produtos químicos restantes.

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão