Trata-se de uma técnica de primeiros socorros que consiste em aplicar pressão rápida e firme na parte superior do abdômen.
Eram quase 23h de quinta-feira, 29 de fevereiro, quando um operador da Central de Atendimento e Despacho (CAD) atendeu a uma ligação urgente no número 190. Do outro lado da linha, uma avó angustiada ligava de Canaã dos Carajás e relatava que seu neto recém-nascido, com apenas 12 dias de vida, estava engasgado com leite materno.
Prontamente, o atendente direcionou o caso para a guarda municipal Luciane Lopes, que estava de plantão. Luciane forneceu à avó do bebê, orientações cruciais sobre a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros que consiste em aplicar pressão rápida e firme na parte superior do abdômen.”
À medida que a avó ia seguindo as minhas orientações, eu ouvia o chorinho da criança, como se ela estivesse reagindo. Quando o bebê chorou mais forte, a mãe chorava um choro de desespero e alívio. Depois de todo o momento, eu me emocionei muito”, descreve Luciane, que afirmou manter o profissionalismo durante todo o atendimento, preparada psicologicamente para situações como essa.
Ela reforça que, em casos como esse, quando há uma pessoa mais calma, é possível desenrolar melhor o atendimento, como foi o caso da avó da criança, que conseguiu executar todo o procedimento.
“Graças à intervenção rápida e eficaz, a criança foi salva e passa bem”, enfatiza o coordenador do Centro de Controle e Operações (CCO), André Luís.
Ele ressalta que esse é apenas um dos muitos casos atendidos diariamente pela CAD, que incluem desde partos até situações de emergência, todos gerenciados com suporte telefônico de profissionais da área da segurança. Esse trabalho conjunto abrange o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), evidenciando a colaboração essencial entre as diversas entidades de segurança pública.
Para o secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, a integração do sistema de videomonitoramento do CCO com a CAD tem contribuído significativamente para o avanço da segurança pública, possibilitando um atendimento prático e rápido, inclusive no combate à criminalidade.
“Continuamos em busca de tecnologias que possam aprimorar ainda mais a segurança de Parauapebas. Um exemplo é o totem de segurança, uma ferramenta que incorpora tecnologia avançada, com capacidade para captar imagens em 360 graus e a longa distância, inclusive durante a noite, graças à sua visão noturna. Além disso, o totem possui recursos, como acionamento automático de sirenes e reprodução de mensagens de áudio. Estamos confiantes de que essa adição irá fortalecer ainda mais a colaboração entre o CCO e o CAD”, desta o secretário.
A CAD, atende pelo número 190 e o CCO pelo (94) 99278-0431, que funcionam 24 horas.
Texto: Sara Nascimento
Fotos: Leila Silva
Assessoria de Comunicação | PMP