Maior construtora da China sinaliza investimento em ferrovia que custará R$ 7 bilhões
Foto: Reprodução Facebook /Helder Barbalho |
Nesta quinta-feira (13/4), o presidente Lula e o governador do Pará, Hélder Barbalho, reuniram-se com o presidente do conselho da maior construtora da China, China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou, para discutir sobre investimentos em uma nova ferrovia no estado. A CCCC é considerada a maior empresa de construção civil na China.
Na sexta-feira (14/3), Barbalho e Tongzhou assinam o Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, um documento que estabelece a intenção da empresa de investir na construção e posterior operação da ferrovia. A obra está orçada em R$ 7 bilhões e tem como objetivo interligar o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do Pará, a municípios do sudeste paraense, como Marabá e Parauapebas, e de lá até Açailândia, no Maranhão, com a Ferrovia Norte-Sul.
Em suas redes sociais, o governador Helder Barbalho informou que assinaria o memorando da ferrovia no dia seguinte, agradecendo a presença de Lula e destacando a importância do investimento para o estado do Pará. A construção da ferrovia irá trazer diversos benefícios, como a redução de custos logísticos para a exportação de produtos, a geração de empregos e o desenvolvimento da economia local.