Saúde: Fechamento do mês Agosto Dourado, doutor reforça: faz bem para você e faz bem para seu bebê
Agosto está chegando ao fim e mais uma vez diversas ações relacionadas a campanha Agosto Dourado foram feitas em Parauapebas e toda região.
Dr. Iris de Araújo |
Isso acontece porque muitos ainda não conhecem por completo os benefícios da prática e os malefícios de negligenciar a amamentação. Por isso, estamos aqui para munir a população de informações sobre a importância da amamentação e pedir que continuem com o apoio e divulgação da causa.
Falar de amamentação
O ato de amamentar nem sempre é fácil, pois é um aprendizado diário tanto para a mamãe quanto para o bebê e deve ser encarado como um ato de amor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.
Para uma amamentação tranquila, as mamães devem contar com os profissionais de sua confiança para receber todos os atendimentos e encaminhamentos necessários a elas e aos seus bebês. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde (MS).
Na clínica MedPara, por exemplo, além de oferecer o atendimento especializado e as orientações para amamentação (posições, exames, consultas pré-natal, locais e recomendações), contamos com profissionais para manejo das alergias alimentares e prescrição de fórmulas quando indicadas. Incentivamos também as mamães a contribuírem com os bancos de leite.
“O trabalho de conscientização deve continuar pois existem muitos “palpiteiros” de plantão que disseminam boatos e prejudicam a propagação das boas práticas. As pessoas precisam saber o quanto a amamentação é boa para a mãe e para o bebê”, diz Dr. Iris Araújo, pediatra e membro do nosso corpo clínico.
Benefícios da Amamentação para o Bebê
O leite materno, além de ser de fácil digestão, promove um melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, além de atuar na sua imunização. Sendo assim, o leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê, promovendo a imunidade da criança de forma natural.
Além disso, os dois primeiros anos de vida são os mais decisivos para o desenvolvimento da criança. Por meio dos movimentos que o bebê faz para retirar o leite do peito, ele recebe os estímulos necessários para o desenvolvimento da face, o que reduz as chances de problemas com a respiração, a mastigação, a fala, o alinhamento dos dentes e, também, para engolir.
Durante as mamadas, os pequenos recebem vários estímulos que os ajudam a se desenvolver, como a troca de calor, de cheiros, sons, olhares e toques, estabelecendo seus primeiros laços afetivos com a mamãe.
Muito além do desenvolvimento físico, a amamentação também influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança!
O leite materno ainda tem a vantagem de ser muito mais econômico e sustentável, uma vez que ele não é industrializado e, portanto, sua a produção dispensa a utilização de recursos da natureza e de embalagens, evitando o acúmulo de resíduos.
Benefícios da Amamentação para a Mamãe
O aleitamento materno, além de ser uma fonte valiosa de nutrientes e anticorpos para o bebê, reforça o vínculo entre mãe e filho e traz impactos positivos na saúde da criança por toda a vida.
Diminui os riscos de desenvolver câncer de mama, de útero, de ovário, diabetes e pressão alta;
Reduz significativamente a chance do desenvolvimento de depressão pós-parto.
Banco de Leite e Doação
No Brasil existem mais de 200 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. Em 2020, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. O trabalho dessas unidades consistem em armazenar e distribuir o alimento para crianças prematuras internadas e receber mamães com dificuldades em amamentar.
Antes do leite chegar ao bebê, um processo de triagem é feito, tudo para garantir ao máximo a qualidade do que será entregue. A fase tem início com a mãe, que precisa ser saudável e estar disponível para doar, sendo um ato voluntário. Com a chegada do material aos laboratórios, tudo é monitorado: a embalagem, a cor e o cheiro do leite, a acidez, calorias e lipídios. “Quando esse leite chega, ele passa por uma análise sensorial, depois uma físico química e, por fim, uma análise microbiológica.
Um trabalho que ajuda a salvar milhares de vidas todos os anos.
Novidade em Parauapebas
Está se preparando para receber o seu pequeno? Saiba que Parauapebas agora conta com uma nova clínica de multiespecialidades. Na MedPara você poderá contar com profissionais especializados e uma unidade para exames de ultrassonografias e muito mais.
Contato: (94) 9.9278-1010
Fale agora e agende sua consulta:
Falar no WhatsApp AQUI
Endereço MedPara: Rua B, 349 – Cidade Nova – Parauapebas | PA
Instagram: @clinicamedpara