E as rodovias seguem interditadas pela FEBRAM
Inconformados com a ação de apreensão de máquinas durante atividades de fiscalização em minas considerados irregulares, garimpeiros interromperam o trafego de veículos na PA 279, em Ourilândia do Norte e na BR 155, em Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense, desde a última segunda-feira (28).
Também ocorre uma movimentação para a interdição no trecho que liga Redenção à Santana do Araguaia, na BR 158, onde existe uma grande circulação de carga de grãos vindos do Mato Grosso, que seguem até o Porto de Barcarena.
O objetivo da manifestação, segundo representantes, é chamar atenção do presidente e promover um diálogo com o Governo Federal sobre a legalização dos garimpos da região e impedir a destruição de máquinas que foram apreendidas durante as operações de fiscalização promovidas pelo Instituto Brasileiro de do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal.
De acordo com a liderança do movimento, ainda não há uma data prevista para suspensão da paralisação. Portanto, as interdições continuam por tempo indeterminado.
Apesar do ministro de Minas e Energia ter se proposto a dialogar com os manifestantes de Ourilândia do Norte, os mesmos insistem que representantes do Ibama, assim como a Polícia Federal, Meio Ambiente e gabinete da presidência, devem participar das negociações.
Na BR 155, apenas a Polícia Rodoviária Federal acompanha a manifestação e não houve nenhuma tentativa de negociação.
A Federação Brasileira da Mineração (Febram), que tem sede em Parauapebas, tem dado total apoio as paralisações.
Informações/ FEBRAM