Em Parauapebas, aplicativo de celular para produtor rural facilitará a vida do homem do campo
A tecnologia no campo não está presente apenas no maquinário cada vez mais moderno, mas também no bolso do produtor: aplicativos de agricultura e pecuária para smartphones são ferramentas úteis que podem simplificar o trabalho e dar suporte em diversas atividades do ambiente rural.
Pensando nisso, o vereador Elias da Construforte sugeriu a criação de aplicativo rural para atender produtores de Parauapebas, por meio da Indicação nº 018/2020, facilitando o acesso a informações técnicas junto a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).
Os aplicativos rurais, também chamados de apps do agro, são ferramentas tecnológicas usadas principalmente em dispositivos móveis como celulares, tablets e smartphones.
“O avanço das tecnologias facilita uma série de aspectos do gerenciamento da vida no campo. Nesse contexto de evolução do maquinário e acesso à informação, lançar mão de um aplicativo de agricultura possibilita ao agricultor o monitoramento das culturas pelo próprio telefone no controle sobre a propriedade e suas demandas”, destacou o vereador.
Funcionamento
Na proposição, o vereador informa que uma das maiores dificuldades dos produtores rurais é identificar as pragas que atacam as lavouras. Para facilitar esse processo, especialistas da Sempror querem desenvolver um aplicativo que facilitará a comunicação entre os técnicos da secretaria e os agricultores.
O app ajudará a organizar dados sobre as atividades que os produtores rurais desenvolvem em suas propriedades e informações da secretaria. Assim, os agricultores não precisarão gastar tempo com deslocamento até a cidade e criarão um banco de dados com informações que serão coletadas e compartilhadas.
“Ao ser desenvolvido pela gestão, o app vai possibilitar o acompanhamento da situação de cada agricultor em suas atividades diárias. O aplicativo tem o objetivo de tornar mais simples a busca por informações tecnológicas relativas à pecuária e agricultura para o pequeno e o médio produtor com acesso à internet”, explicou.
A Indicação nº 18/2020 foi aprovada por todos os vereadores e será encaminhada para as devidas providências do Poder Executivo Municipal.