As últimas movimentações dos candidatos à prefeitura de Parauapebas têm agitado a Capital do Minério.
As pesquisas dos próximos 30 dias tendem a mostrar um resultado mais real de como irá se configurar o dia 06 de outubro.
Movimentação dos candidatos
Vimos a candidatura de Graziele Ribeiro(PSD) ganhar aliados fortes da política local.
Dr. Felipe (PL) anuncia a possível vinda de Nikolas Ferreira a Parauapebas.
Fortes lideranças do município arrastaram multidão em eventos do candidato Rafael Ribeiro (União Brasil).
Já Aurélio Goiano (Avante) segue buscando se manter na liderança, também realizando caminhadas e comícios em pontos estratégicos da cidade.
A mais nova pesquisa do Instituto Data Populi realizada em Parauapebas, em que foram aplicados 1.061 questionários, foram aplicados, com margem de erro de 3%, além de ter 95% de margem de confiabilidade. O levantamento, em seu perfil estimulado, ou seja, quando se apresentam as opções de nomes ao entrevistado, indica que Parauapebas terá – segundo a pesquisa – segundo turno. Estimulada: Aurélio Goiano (Avante) aparece com 45,4% das intenções de voto; em segundo vem Rafael Ribeiro (UB), que soma 26,5%; em terceiro aparece Dr. Felipe (PL), que atinge 10,6% dos apontamentos; fechando a lista, vem Graziele Ribeiro (PSD), com 3,1%. Os que declararam votar em Branco, Nulo ou em Nenhum somaram 6,4%.Os que indicaram Não Saber ou Não Quiseram Responder somaram 8,0%. Por esses números da pesquisa Data Populi, além de outros levantamentos de outros institutos, fica demonstrado que Parauapebas poderá ter segundo turno na disputa para prefeito, haja vista que o primeiro colocado não apresenta crescimento, deixando claro que chegou ao seu “teto“, com possível tendência de queda. Comparativo com a Gauss A pesquisa mais recente divulgada pela Gauss (único instituto que coloca o candidato do Avante acima dos 50% das intenções de voto), quando comparada com a mais atual da Data Populi, Aurélio Goiano apresentou queda de 16,64%, caindo de 62,04% para 45,4%. No mesmo período, Rafael Ribeiro teria crescido 9,1%, subindo de 17,4% para 26,5%.
Pesquisa Data Populi – Registro TSE: PA-07310/2024