Certificado Nacional de Vacinação pode ser emitido pela internet.
Usuário pode consultar através do aplicativo Conecte Sus-
Pessoas que já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) já podem emitir o certificado de vacinação pelo site ou no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.
No aplicativo, a pessoa pode consultar dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Os registros, segundo o Servidor do SUS, Nilo Neto, passam a estar disponíveis até dez dias após a inserção dos mesmos no sistema de informação.
Na palma da mão e em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação, a data em que a dose foi aplicada, o código do vacinador e o estabelecimento de saúde em que ele recebeu a imunização. O documento pode ser impresso ou salvo em formato digital.
“Por enquanto podem ser acessados apenas dados da vacinação contra a Covid-19, mas a ideia é que, de forma gradativa, sejam disponibilizadas as demais vacinas aplicadas nas redes pública e privada, deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo”.
Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.
O Conecte SUS para celular está disponível na galeria do Gov.br e nas principais lojas de aplicativos. Na internet, o endereço do site é conectesus.saude.gov.br. Para acessar, é preciso ter login cadastrado na plataforma gov.br com o próprio CPF.