O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito nesta segunda-feira (1º) presidente da Câmara em votação em primeiro turno.
Com 302 votos recebidos, Lira comandará a Casa pelos próximos dois anos.
O posto de presidente da Câmara dos Deputados é estratégico para o governo federal por estabelecer as pautas que irão ao plenário e, consequentemente, ditar o ritmo de votações.
Lira derrotou outros sete candidatos: Baleia Rossi (MDB-SP), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante- MG), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Paternelli (MDB-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira foi candidato oficial de 11 siglas: PP (40), PL (43), PSL (53), Pros (11), PSC (10), Republicanos (32), Avante (8), Patriota (6), PSD (35), PTB (11) e Podemos (10).
Arthur Lira tem 51 anos e iniciou sua carreira na política em 1992, como vereador de Maceió (AL). Permaneceu no cargo por dois anos e se candidatou como deputado estadual do Alagoas, em 1998. Lira foi reeleito em 2002 e 2006.
O político se filiou a pelo menos cinco partidos – PFL (atual DEM), PSDB, PTB e PMN, até se tornar membro do Partido Progressista (PP), em 2009.
Este é o terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Conhecido por ser líder do Centrão, Lira foi um dos responsáveis por aproximar o bloco do presidente Jair Bolsonaro.
Marcelo Camargo | Agência Brasil