Vereador denuncia gasto milionário na reforma de aeroporto particular com dinheiro público em Canaã dos Carajás
A prefeitura de Canaã dos Carajás está no centro de uma polêmica envolvendo a reforma de uma pista de aeroporto particular com dinheiro público e a denúncia de falta de leitos de UTI.
O assunto ganhou repercussão após uma reportagem noticiar a denúncia apresentada pelo vereador Anderson Mendes (MDB) na qual o parlamentar afirma que foram destinados quase R$ 3 milhões para reforma da pista do aeroporto particular instalado dentro de uma fazenda enquanto a população estaria enfrentando sérias deficiências na saúde.
A reforma mencionada na denúncia foi aprovada na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás sem grandes impasses, porém com o voto contrário do parlamentar acima citado.
O vereador alega que apesar da arrecadação bilionária oriunda dos impostos relacionados principalmente à mineração, a cidade tem deixado a desejar quando o assunto é saúde de qualidade aos moradores da Terra Prometida.
A equipe de reportagem do Portal Pebão entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Canaã dos Carajás, que respondeu com uma nota oficial.
No posicionamento, a assessoria confirmou a reforma do aeródromo particular sob a justificativa de que “objetivo é garantir o transporte aéreo de passageiros em estado grave de saúde e que necessitam de transferência urgente” e que a utilização de recursos públicos numa propriedade particular foi feita com autorização da Câmara Municipal, sendo sancionada por meio da lei Nº 1.068 de 28 de junho de 2023.
A assessoria afirmou que a alegação citada pelo parlamentar sobre a saúde do município é inverídica e citou números relacionados a investimentos no setor da saúde com a expansão do Hospital Municipal que teve as obras iniciadas em junho deste ano, porém não informou data prevista para inauguração das futuras instalações.
Veja a nota oficial da íntegra:
“NOTA OFICIAL
A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, afirma ser inverídica a alegação citada. O município trabalha diuturnamente em fase de melhorias e expansão nos atendimentos à população. A obra do novo Hospital Municipal iniciou no dia 13 de junho de 2023 e possui investimento com recursos próprios, onde só nas edificações será investido cerca de 200 milhões de reais. O hospital contará com 100 leitos de internação, dentre eles 28 leitos de terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica. Além de mais 72 leitos entre clínicos e cirúrgicos, possibilitando o atendimento de média e alta complexidade, serviços de hemodiálise e obstetrícia de alto risco.
No primeiro semestre de 2023, a capacidade de atendimento do município foi ampliada com a inauguração de mais uma unidade de pronto atendimento. Além disso, o horário de funcionamento de duas unidades básicas de saúde foi estendido até às 22h e no último dia 07 de agosto o Hospital Municipal Daniel Gonçalves ganhou um novo Pronto Socorro obstétrico, reforçando a qualidade, segurança e assistência humanizada para pacientes de baixo a alto risco. É importante ressaltar ainda que o Município tem investido em várias especialidades, por exemplo, a implantação de cirurgias por videolaparoscopia, garantindo a redução no período de recuperação e menores riscos de infecção.
A Prefeitura de Canaã dos Carajás confirma a autorização do poder executivo a instituir servidão administrativa parcial do Aeródromo privado, da empresa Agropecuária Umuarama na Zona Rural. O objetivo é garantir o transporte aéreo de passageiros em estado grave de saúde e que necessitam de transferência urgente. Ressaltando que a utilização da pista sempre foi feita gratuitamente. O recurso foi aprovado em votação na Câmara Municipal, sendo sancionada a lei Nº 1.068 de 28 de junho de 2023.
Assessoria de Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás”