Rio Parauapebas vira um lamaçal e agoniza, morrendo um pouco a cada dia
Imagens: Reprodução Facebook |
Um morador gravou um vídeo, na último sábado (23/07) aonde mostra o principal afluente do Rio Parauapebas sendo tomado por uma lama espessa, que vem matando os peixes e destruindo o rio. ( Confira o vídeo)
Segundo ribeirinhos da região, essa é uma situação já antiga que vem se agravando muito e alcançando áreas diversas do rio.
Várias pessoas têm afirmado que a poluição no manancial é resultante de garimpos ilegais, que exploram o leito do rio.
Percebendo a qualidade da água do rio, que abastece a população de Parauapebas, a autarquia SAAEP (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas) e a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas já empreenderam escursões para avaliar a situação, e, obteveram informações importantes. Porém, nenhuma ação foi tomada que saneasse o problema. E o que se tem percebido é a crescente ameaça à captação de água para o consumo da população e a gradativa poluição.
Audiência pública já foi realizada para debater a situação do rio e denunciada a atividade ilegal de mineração, lixo e esgoto lançado no mesmo. Veja o Rio antes da poluição!
A Câmara municipal de Parauapebas já debateu sobre a proteção do rio. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBio, PROSAP, SAAEP, representantes do setor privado, representantes públicos do Municípios de Canaã dos Carajás, município este com denúncias de mineração ilegal, contaminando o rio, foram convidados para o debate. contudo, até o presente momento o grave problema não tem solução, e, respostas plausíveis não foram dadas.
Já tem mais de dois meses que a lama contamina o rio. A população assiste a inércia do poder público e dos representantes políticos, principalmente a prefeita de Canaã dos carajás: Josemira Gadelha e o prefeito de Parauapebas: Darci Lermen, que vêm tratando com pouco caso e sem iniciativas coercitivas e urgentes o agravo ao Rio Parauapebas e as problemáticas decorrentes dessa desatenção.
A população espera respostas desses governantes.
Está na hora de darmos ampla visibilidade a esse problema. Chegou ao limite a inércia do poder público e a ineficiente dos nossos políticos. Providências urgentes, acertadas e eficazes precisam ser tomadas.
É necessário que os órgãos competente como: IBAMA, ICMBio e Polícia Federal, entrem em ação, barrando essa destruição, e impedido a agonizante morte do Rio Parauapebas. Veja o vídeo abaixo!
Se você ama o Rio Parauapebas, compartilhe, faça com que esse vídeo chegue a toda população, aos órgãos competentes, às autoridades públicas, para que sejam penalizados todos que agem nessa degradação, bem como todos os políticos omissos, responsáveis pelos municípios dos quais o Rio Parauapebas esperava cuidado e proteção, para continuar servindo generosamente a todos os que dele se beneficiam.
Fonte: Portal Pebão