Início » Polícia Federal desmobiliza garimpos em Canaã dos Carajás

Polícia Federal desmobiliza garimpos em Canaã dos Carajás

Por Portal Pebao

Polícia Federal desmobiliza garimpos em Canaã dos Carajás

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) deflagraram neste sábado (18/03) as Operações Vila Nova Jerusalém e Serra Dourada do Cobre, com o objetivo de desmobilizar garimpos ilegais em Canaã dos Carajás , no estado do Pará.

Os garimpos desmobilizados são do tipo galerias, em que os explosivos são utilizados para a transmissão de cobre, causando sérios danos ambientais e ocupando em risco a saúde das pessoas que exploram a atividade ilegalmente. Um dos garimpos, o de Vila Nova Jerusalém, fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de Proteção Federal.

A operação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Força Nacional, e envolveu a atuação de 50 agentes de segurança, que cumpriram comandos de busca e apreensão e apreenderam três motores, sete geradores e um veículo. Veículos e maquinários pesados ​​devem ser inutilizados, tendo em vista a impossibilidade de remoção.

Os garimpos desmobilizados já haviam sido alvos de operações em agosto e dezembro de 2022. A partir de notícias-crime programados sobre a devastação causada nas áreas de gravidez ilegal de cobre, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação. Foram realizados sobrevoos no local, sendo possível constatar a existência de intensa atividade nos pontos ilegais.

Caso se confirme a hipótese criminal, os responsáveis ​​poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros. Como seguir em andamento. Confira no vídeos:

Portal Pebão com informações da Polícia Federal 

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão