A Polícia Civil do Pará realizou, na manhã desta quinta-feira (18), a segunda fase da Operação “Ponto Crítico”, que resultou na prisão de 75 pessoas em diferentes regiões do estado. A ofensiva, voltada ao combate ao crime organizado, envolveu o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de armas.
Durante a operação, foram apreendidos entorpecentes, armas de fogo, carregadores, munições, dinheiro em espécie, celulares e balanças de precisão. Ao todo, 386 policiais civis participaram da ação, que se estendeu por mais de 40 municípios.
Na região sudeste, que integra a 16ª Região de Segurança Pública (RISP – Carajás), a atuação foi intensa, com 11 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão cumpridos. A mobilização contou com a participação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
Segundo o delegado Hennison Jacob, titular da DPI, a operação reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir a segurança da população e coibir o avanço de organizações criminosas. “Foram cumpridos 90 mandados de busca e apreensão, com 59 prisões em cumprimento a mandados e 16 em flagrante. Essa ação é resultado do empenho conjunto da corporação em todo o estado”, destacou.
A operação foi deflagrada de forma simultânea em municípios como Marabá, Santarém, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Redenção, Altamira, Itaituba, Tucuruí, São Félix do Xingu, entre outros.