PF prende em Belém traficante de drogas procurado em 188 países
O condenado participou do envio de 281 kg da droga para a Bélgica
A Polícia Federal prendeu um tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Belém na noite de quarta-feira (17/05). O indivíduo foi condenado por transportar 281 quilos de cocaína do Suriname para a Bélgica e foi preso com base em um mandado de prisão internacional, conhecido como difusão vermelha da Interpol.
A captura do traficante ocorreu às 23h50, quando ele estava prestes a embarcar de Belém para o Suriname, após chegar da cidade de Macapá/AP à capital paraense. Durante a prisão, foram encontradas 94 gramas de joias de ouro em sua posse.
A prisão foi ordenada pelo STF, que considerou que todos os critérios da lei brasileira foram atendidos no Escritório do mandado de prisão internacional pela Central Nacional da Interpol na Bélgica.
O crime em questão ocorreu em 12 de outubro de 2020, quando o condenado, juntamente com outros suspeitos, participou da exportação de 281 quilos de cocaína para a Bélgica. Ele era membro de uma empresa exportadora que invejava a droga do Suriname, escondida em uma carga de madeira, para uma empresa importadora europeia. Durante a investigação realizada pela polícia local, outros membros da organização criminosa foram identificados, bem como outros possíveis carregamentos de entorpecentes que chegaram aos portos belgas.
Embora o mandado de prisão europeia tenha sido expedido em outubro de 2022, a transmissão vermelha na Interpol ocorreu há dois meses. A prisão foi realizada com o objetivo de cumprir a pena por organização criminosa e tráfico internacional de drogas.
Após audiência de custódia e interrogatório, o condenado aguarda o pedido de extradição para ser enviado para a Bélgica.
A operação desta madrugada foi o cumprimento do mandado de prisão contra um condenado que estava sendo procurado em 188 países.