Início » Parauapebas ultrapassa os 200 mil eleitores e pode ter segundo turno

Parauapebas ultrapassa os 200 mil eleitores e pode ter segundo turno

Cidade paraense se junta a Belém, Ananindeua e Santarém na possibilidade de realizar o desempate nas eleições municipais

Por Portal Pebao

Parauapebas, carinhosamente conhecida como “Capital do Minério” e situada na região sudeste do Pará, está a um passo de entrar para o seleto grupo de cidades que podem ter segundo turno nas eleições municipais deste ano. Segundo dados ainda parciais do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o município ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, configurando-se como um dos principais cenários para a disputa acirrada pelo cargo de prefeito.

A Constituição Federal estabelece a possibilidade de segundo turno em regiões com mais de 200 mil eleitores para o cargo de prefeito, além de governador e presidente da República nas eleições gerais. Essa medida visa garantir uma maior representatividade do povo e evitar a eleição de um candidato com alta rejeição.

Caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, os dois mais votados seguirão para a segunda etapa da disputa. Essa etapa crucial permite que o eleitorado tenha uma voz mais decisiva na escolha do seu representante, assegurando que o vencedor seja de fato o candidato com maior apoio popular.

Com a conquista da marca de 200 mil eleitores, Parauapebas se torna a quarta cidade paraense com potencial para realizar o segundo turno. Unindo-se a Belém, líder em número de eleitores, Ananindeua e Santarém, a “Capital do Minério” demonstra sua relevância no cenário político do estado. Vale salientar que os números exatos de eleitores ainda estão em atualização pelo TRE, mas até a última contagem, Parauapebas já somava 200.601 eleitores aptos a votar.

O panorama político em Parauapebas ainda é incerto quanto à realização do segundo turno. A última pesquisa do Instituto Data Populi, divulgada na terça-feira (13/05), A pesquisa eleitoral (registrada no TSE sob o número PA-09226/2024),
aponta um cenário em mutação. O presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, apresentou um crescimento significativo, alcançando 23% das intenções de voto, enquanto o candidato Goiano teve uma pequena queda, de quase 6 pontos percentuais, ficando com 44,4% dos votos.

Dr. Felipe (PL) também demonstrou crescimento, passando de 4,7% para 8,7% das intenções de voto. Já Hipólito H2 (Podemos) se manteve estável com 4,5%.

Apesar de ainda ser cedo para determinar com precisão se o segundo turno será necessário, a pesquisa indica uma possível polarização na disputa pelo comando da “Capital do Minério”, tornando as eleições municipais de Parauapebas ainda mais acirradas e decisivas para o futuro da cidade.

Notícias Relacionadas

Deixar um comentário

© 2023 Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade Criado Por Portal Pebão