O governador Helder Barbalho decreta emergência ambiental em 15 municípios do Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou recentemente por meio das redes sociais a assinatura de um decreto de emergência ambiental que visa fortalecer a segurança em 15 municípios onde há atividades ilegais de garimpo e desmatamento. O decreto tem validade por 180 dias e abrange as seguintes cidades: Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, entre outras.
Com este decreto, o governo espera aumentar a proteção dos recursos naturais da região e garantir o cumprimento da legislação ambiental, a fim de preservar o equilíbrio ecológico. O reforço da segurança incluirá ações como intensificação da fiscalização e monitoramento das atividades ilegais, além da punição de infratores da lei ambiental. |
O Pará é um estado rico em recursos naturais, incluindo florestas e minerações. No entanto, as atividades ilegais de garimpo e desmatamento têm causado graves impactos ambientais e sociais na região. O decreto de emergência ambiental é uma medida importante para combater essas atividades prejudiciais e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.